Edição: XIV - 2021
ID: 1549
Participantes:
Número de Registro: PE06200620/049
Campus: Passo Fundo
Nível: Ensino Médio
Área: Engenharias
Temática: Multidisciplinar
O setor de óleo e gás necessita de materiais com altas resistências mecânica e à corrosão para suportar as altas pressões, elevadas temperaturas e o ambiente agressivo a que estão submetidos. Nessa perspectiva, ligas à base de níquel e cromo (Ni-Cr-Fe) se destacam para essa finalidade. Contudo, as mesmas propriedades físicas e químicas que tornam esse material adequado para esse setor também comprometem sua usinabilidade, tendo impacto em aspectos como redução da qualidade da superfície da peça e baixa vida útil de ferramenta. Para contornar esses problemas, o uso de fluido de corte em abundância é amplamente difundido na busca de alta produtividade. Todavia, a utilização de grande quantidade de fluido na usinagem tem sido colocada em xeque pela alta agressividade que causam ao meio ambiente e à saúde do homem. Para reduzir esse impacto negativo, técnicas alternativas de lubrirrefrigeração têm mostrado grande potencial em processos tradicionais de fabricação, com aspectos benéficos relativos a desgaste de ferramenta, rugosidade, temperatura e forças de corte. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar o desgaste da ferramenta e a rugosidade da peça no torneamento de uma liga de difícil usinabilidade. O material será ensaiado com duas ferramentas e sob duas velocidades de corte em diferentes meios ecologicamente sustentáveis de lubrirrefrigeração: seco, fluido em abundância, ar refrigerado, mínima quantidade de lubrificante (MQL), mínima quantidade de lubrificante refrigerado (MQCL) e lubrificante sólido. Os resultados indicarão sob quais parâmetros de corte e através de qual condição de lubrirrefrigeração será alcançado o melhor desempenho. A partir disso, espera-se comprovar a viabilidade da adoção de uma estratégia de usinagem ambientalmente amigável para o torneamento de ligas de aço resistentes à corrosão.
Ligas a Base de Níquel;Usinagem Ambientalmente Amigável;Mínima Quantidade de Lubrificante (MQL)
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