Edição: XIV - 2021
ID: 1540
Participantes:
Número de Registro: PE06200620/049
Campus: Passo Fundo
Nível: Ensino Superior
Área: Engenharias
Temática: Multidisciplinar
Ligas à base de níquel e cromo (Ni-Cr-Fe) têm propriedades físicas e químicas que proporcionam altas resistências mecânicas e a corrosão, sendo amplamente utilizadas na indústria. Entretanto, são materiais de baixa usinabilidade, o que acarreta alguns problemas como desvios geométricos das peças usinadas, cuja ocorrência pode afetar o processo de montagem de componentes, assim como suas propriedades mecânicas e o comportamento em fadiga. A despeito da sua importância, ainda há poucas pesquisas direcionadas à análise da influência dos parâmetros de corte nos desvios macrogeométricos de componentes mecânicos. Para mitigar essas dificuldades e aumentar a produtividade, a utilização de fluido de corte em abundância é normalmente recomendada na usinagem de ligas de difícil corte. Contudo, os fluidos causam impactos nocivos e bastante significativos do ponto de vista social, ambiental e econômico. Sob esse aspecto, técnicas alternativas de lubrirrefrigeração que visam a redução do consumo dos fluidos de corte têm mostrado grande potencial em processos tradicionais de fabricação. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar os desvios geométricos de circularidade e retilineidade da peça no processo de torneamento de uma liga de difícil usinabilidade sob diferentes condições de lubrirrefrigeração: seco, fluido em abundância, ar refrigerado, mínima quantidade de lubrificante (MQL), mínima quantidade de lubrificante refrigerado (MQCL) e lubrificante sólido. O material será torneado sob duas velocidades de corte e duas ferramentas. Os resultados indicarão sob quais parâmetros de corte e através de qual condição de lubrirrefrigeração será alcançado o melhor desempenho na minimização das variáveis de resposta para cada inserto. A partir disso, pretende-se comprovar a viabilidade da adoção de uma estratégia de usinagem ambientalmente amigável para o torneamento de ligas de aço resistentes à corrosão.
Lubrirrefrigeração;Usinagem ambientalmente amigável;Desvios geométricos
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