Desenvolvimento de laboratório virtual assistivo para o ensino de Ciências e Matemática


Edição: XIII JIC - 2020

ID: 1336

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Bernardo Simões Pires Robaina | be.zito@hotmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Vitor Régis de Ramos | vitorregisrr@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Aline Jaime Leal | alinejaimeleal@gmail.com

Número de Registro: PE03190619/058

Campus: Bagé

Nível: Ensino Médio

Área: Outros

Temática: Multidisciplinar


Resumo

A inclusão de alunos com necessidades especiais gera um desafio para as escolas, as quais devem fornecer uma educação de qualidade que reconheça, respeite e valorize as diferenças presentes em sala de aula. Alunos com deficiência auditiva e visual necessitam de recursos adaptados para conseguirem acompanhar junto aos demais as atividades propostas em sala de aula. As disciplinas de Biologia, Física e Matemática são de difícil compreensão por parte dos alunos por tratarem de conceitos abstratos e complexos, possuírem uma nomenclatura e simbologia próprias. Além disso, há problemas relacionados ao ensino fragmentado e descontextualizado, que gera desinteresse e desmotivação dos alunos, aumentando os problemas de aprendizado. Neste projeto, foi desenvolvido um laboratório virtual assistivo para o ensino de Ciências e Matemática com objetos de aprendizagem traduzidos para LIBRAS e com locução, para auxiliar alunos com deficiência auditiva e baixa visão. O laboratório virtual é uma multiplataforma, desenvolvida na linguagem de programação Javascript e apresenta banco de dados mongoDb. O aluno tem acesso a diferentes conteúdos de Biologia, Física e Matemática, sendo disponibilizados: material teórico, glossário, aulas práticas, jogos, animações, simuladores e atividades avaliativas. O professor consegue montar suas turmas no laboratório virtual e acompanhar as atividades realizadas e a aprendizagem dos alunos. O laboratório virtual ainda encontra-se em construção uma vez que pretende-se inserir todo o conteúdo do Ensino Médio de Biologia, Física e Matemática e ainda não foi aplicado com os alunos devido à pandemia da COVID-19. Desta forma, este projeto terá prosseguimento e incluirá a disciplina de Química na sua nova versão.

Palavras-chave

Tecnologias da informação e comunicação;Inclusão;Tecnologia assistiva

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br