Processos Evolutivos: análise de modelos pictóricos no livro didático por meio da Análise Textual Discursiva (ATD)


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1215

Participantes:

  • [VOLUNTARIO] - Jéssica Blank Lopes | Jessblopes@hotmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Gabriel Radkte Abib | gabrielabib1998@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Maykon Gonçalves Müller | Maykon.ifsul@gmail.com

Número de Registro: PE06180818/107

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Biológicas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Ainda que nossa sociedade viva em um período histórico caracterizado pelo uso das tecnologias digitais nos mais diferentes aspectos do cotidiano, no que diz respeito ao espaço escolar, o livro didático segue sendo um dos principais recursos utilizados. No contexto do ensino de Biologia, por muitas vezes, as imagens presentes nesses materiais são os únicos meios de contextualização do conteúdo para os estudantes, mesmo nos casos onde essas figuras não passam de representações ou modelos baseados na estrutura real a ser analisada. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar, amparado epistemologicamente pelas contribuições de Mario Bunge, como são retratados os modelos pictóricos relativos aos processos evolutivos dentro de um capítulo de um livro didático aprovado pelo Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Para atingir o presente objetivo, partindo da metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD), foram criadas três categorias a priori que serviram de pressuposto para analisar imagens e enunciados do capítulo em questão, a saber: (i) A imagem representativa dispensa uma maior complexidade do enunciado; (ii) Apresenta indícios de distinção entre representação e realidade; (iii) Presença de contextualização nos enunciados que auxilie a compreensão deste por parte dos estudantes. Observou-se, então, que ao falar acerca dos processos evolutivos, os autores utilizam-se de 36 imagens ao longo dos diferentes tópicos que abordam o tema dentro do capítulo. Todavia, não abrem mão de enunciados longos e explicativos sobre o tema. Utilizam-se de legendas que indicam qual figura trata-se de uma representação; porém, não fazem uso da contextualização do conteúdo para que este seja passível de melhor compreensão. Em síntese, ainda que sejam utilizados majoritariamente em sala de aula, os livros ainda tratam os conteúdos de maneira fragmentada e descontextualizada.

Palavras-chave

Ensino de Biologia;Evolução Biológica ;Livro Didático

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