A utilização de ferramentas digitais como um facilitador para o ensino de Ciências e Biologia


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1138

Participantes:

  • [ORIENTADOR] - Maria Isabel Giusti Moreira | isabelmoreira@gmail.com
  • [BOLSISTA] - Wesley Araújo | wesleyfaraujjo@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Fernando Augusto Treptow Brod | ftbrod@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Marcial Correa Carcamo | marcial.carcamo@gmail.com

Número de Registro: PE06180818/104

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Esse projeto teve o objetivo de realizar um estudo de um software da biologia que trabalhasse com o conceito de chaves interativas, que elenca as espécies e combinações de caracteres onde cada linha chamada de matriz representa um táxon e cada coluna representa um caractere. O programa LUCID, trabalha com essa ideia, ajudando a auxiliar a identificação e produção de diagnoses. Trabalha com módulos chamados de Builder e o Player. O primeiro armazena os dados referentes às entidades (entities) e aos caracteres (features). Inicialmente na visualização Tree View do software foram inseridas as entidades (entities), ou seja, os grupos ou ordens dos insetos. Após isso, ocorreu a inserção dos caracteres (features), que são as características e estados que o grupo de insetos pode assumir. O LUCID também permite a inserção de mídias que auxiliem os usuários a identificar os caracteres. Com os itens inseridos é necessário que fazer a matriz para relacioná-lo, sendo assim, é necessário passar para a tela SpreeadSheet Scoring, onde é montada uma matriz: nas linhas aparecem as características dos insetos e nas colunas as entidades. Assim, o desenvolvedor irá fazer a vinculação de quais características cada entidade possui. Para que seja possível a utilização por outros usuários é usado o segundo módulo (Player), baseado no modelo Filtered, onde as espécies que correspondem aos caracteres escolhidos pelo usuário são filtradas, excluindo as que não se encaixam. Para a validação da chave interativa, foi utilizada a versão Player, onde foram executadas as chaves pelos autores do trabalho e docentes e com isso feitas adaptações conforme as necessidades que vinham surgindo. A possibilidade de se colocar informações adicionais às chaves interativas, como as descrições e fotos com as partes dos insetos, permitiram que os discentes classificassem o uso da ferramenta como um ambiente favorável para iniciar a identificação.

Palavras-chave

chaves interativas;LUCID;tecnologias digitais

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