LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES COM POTECIAL PARA RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS


Edição: XIV - 2021

ID: 1541

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Ana Luísa Crizel Dutra Potenza | alcdpotenza@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Amanda Radmann Bergmann | amandarbergmann@outlook.com
  • [BOLSISTA] - Cristiane de Moreira Largue | c.largue@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Doralice Lobato de Oliveira Fischer | doralicefischer@yahoo.com.br
  • [VOLUNTARIO] - Jonatan Egewarth | egewarthjonatan@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Tângela Perleberg | tangelaperleberg@gmail.com

Número de Registro: PE06200620/057

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Biológicas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Diante da percepção de um grande número de indivíduos que compõem a vegetação natural e introduzida na área de maior trânsito de alunos, servidores e visitantes no Câmpus Pelotas Visconde da Graça (CaVG), percebeu-se que boa parte deste público conhecia apenas um número bem reduzido destas espécies. Tonando-se necessária a identificação física das mesmas por meio de placas contendo informações sobre o grupo, família, espécie, nome vulgar, local de ocorrência e aspectos econômicos e ecológicos, que em parceria com um trabalho de TCC foi incluído ainda um Código QR Code. Com o propósito de servir como material didático nas aulas de Silvicultura; Fruticultura, Plantas Ornamentais, assim como na área da botânica incluindo a Fenologia, Morfologia, Fisiologia, Anatomia e Sistemática Vegetal dos Cursos que abordam estes temas. Além da importância do levantamento e identificação das espécies, o conhecimento das mesmas na área do meio ambiente, assim como suas funções, é de fundamental importância para restauração de áreas degradadas. Diante deste contexto, dentre o total de plantas contabilizadas no bosque e no entorno da área construída do Câmpus, foram identificadas 45 espécies, a maioria pioneiras ou de formação secundária, grande parte nativas do Rio Grande do Sul (RS) e todas nativas do Brasil, pertencentes a 37 gêneros e 19 famílias com potencial para tal finalidade, aqui na região de Pelotas. Concluindo-se portando que, após o mapeamento destas espécies, parte das mesmas, pode servir ainda de plantas matrizes para a coleta de material vegetal (estacas e sementes) com a finalidade de propagar mudas durante as aulas práticas dos cursos técnicos do meio ambiente e agropecuária para doação, visando assim estimular novos plantios em áreas a serem preservadas.

Palavras-chave

Espécies Nativas;Educação Ambiental;Levantamento Florístico

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