HÁBITOS, ATRIBUTOS DE IMPORTÂNCIA E PERCEPÇÕES DO CONSUMIDOR DE PINHÃO NO RIO GRANDE DO SUL


Edição: XIV - 2021

ID: 1538

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Gabriela Leandro | gabrielaleandrodias@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Adelaide Marli Neis | adelaideneis@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Josiane Paula da Luz | josianeluz@ifsul.edu.br
  • [ORIENTADOR] - Jean Marcos da Silva | jeansilva@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/018

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O pinhão é um Produto Florestal Não-Madeirável-PFNM típico na região Sul do Brasil. E que, segundo Barbosa et al. (2020), possui uma cadeia produtiva com pouca profissionalização gerencial entre os elos primários. Esta reduzida profissionalização em relação à gestão expõe os produtores de pinhão a condições de falta de esclarecimento sobre o comportamento dos consumidores do produto. Assim, esta pesquisa busca compreender os consumidores do pinhão buscando responder a seguinte pergunta: quais os perfis, os hábitos e as preferências dos consumidores do pinhão no Rio Grande do Sul? A pesquisa caracteriza-se como quantitativa conduzida por meio de uma survey. Para tanto, aplicou-se um questionário online, nos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2020. A amostra final coletada ficou em 439 questionários válidos sendo os respondentes 70,6% do sexo feminino e 29,4% do sexo masculino. Em relação as preferências e costumes acerca do consumo de pinhão, aproximadamente 97% afirmaram gostar do produto. Embora gostem do pinhão, o consumo médio é de até 3 vezes ao ano para quase 70% dos entrevistados. Cerca de 54% prefere consumir o produto quente (65,1%) e à noite (54,2%). O local principal de consumo é em casa justamente pelo pinhão remeter a interrelações familiares. Sobre os canais de comercialização o supermercado aparece em primeiro lugar. O que mais chama a atenção dos consumidores é a cor e o tamanho do pinhão, além disso 86,3% dos respondentes preferem o pinhão a granel. Os resultados apontam que os entrevistados tendem a associar o pinhão à família, denotando um sentimento de relações familiares quando veem o produto. Portanto, associar o produto a estas emoções pode ser uma alternativa estratégica no campo do mercado PFNM. Somente com estratégias embasadas em pesquisas que estudam o consumidor é que este produto despertará maior interesse de mercado.

Palavras-chave

Pinhão;Consumidores;Rio Grande do Sul

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