REQUISITOS DE INGRESSO NA DOCÊNCIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS


Edição: XIV - 2021

ID: 1527

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Virgínia Soares de Campos | vi_ca_sc@hotmail.com
  • [ORIENTADOR] - Cristhianny Bento Barreiro | crisbbarreiro@gmail.com

Número de Registro: PE06200620/012

Campus: Pelotas

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Este trabalho trata-se de um recorte da pesquisa desenvolvida no campo da formação de professores, a partir do projeto “O professor da Educação Profissional e Tecnológica: ingresso na carreira e desenvolvimento profissional docente” e diz respeito ao ingresso na carreira docente na educação profissional e tecnológica, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que compõem a Rede Federal. Tivemos como questão motivadora: de que forma se dá o ingresso na carreira docente de professores da Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais do Brasil? O objetivo desta pesquisa foi identificar de que maneira estes Institutos selecionam professores para atuar nas disciplinas técnicas específicas. A pesquisa é de natureza documental e analisou 141 editais de seleção docente dos 38 Institutos Federais, no período compreendido entre os anos de 2015 e 2020. Como resultados, aponta-se que (1) a habilitação docente (ou formação pedagógica) não é requisito obrigatório nos concursos docentes investigados; (2) 31 editais pontuaram o candidato a docente com formação pedagógica ou licenciatura, quando este não era o requisito básico de investidura à vaga; (3) 51 editais de 21 diferentes Institutos Federais anunciam de alguma maneira a necessidade /recomendação de que os bacharéis e tecnólogos busquem habilitar-se após o ingresso na carreira. Embora haja a menção sobre formação pedagógica em boa parte dos editais, percebe-se que ainda não chega à metade dos editais do período, isto faz com que alguns questionamentos ainda pairem em nosso pensamento, sobretudo no que diz respeito ao reconhecimento da necessidade de formação pedagógica e os significados que tais números podem ter, evidenciando a necessidade de dar continuidade e aprofundamento na pesquisa.

Palavras-chave

Formação de Professores na EPT;Carreira Docente;Institutos Federais

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