Projeto Produção de Vídeos sobre Ciências Naturais utilizando Objetos Virtuais de Aprendizagem do Ambiente PhET: trianálise do potencial pedagógico dos vídeos sobre circuitos elétricos


Edição: XIV - 2021

ID: 1523

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Deiviti Gustavo Moreira de Candia | deiviti.gmc@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Vinícius Carvalho Beck | viniciusbeck@ifsul.edu.br

Número de Registro: 06200620/020

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do potencial pedagógico de vídeos sobre circuitos elétricos produzidos ao longo da execução do projeto de desenvolvimento tecnológico Produção de Vídeos sobre Ciências Naturais utilizando Objetos Virtuais de Aprendizagem do Ambiente PhET. Foram produzidos três vídeos a partir de simulações digitais da plataforma PhET. A metodologia de análise foi baseada na análise de três critérios, sistematicamente avaliados: 1) Viabilidade técnica; 2) Níveis de aprofundamento; 3) Índice de contato. Como resultados, podemos destacar que o ambiente PhET e o YouTube (plataforma onde os vídeos foram disponibilizados) se configuram como importantes espaços virtuais que também podem ser utilizados como espaços educacionais, possibilitando a amplificação da imaginação individual como afirma o filósofo Pierre Lévy. A trianálise do potencial pedagógico evidenciou que os três vídeos (Circuito em série, Circuito em Paralelo e Curto Circuito) apresentam elevados índices de contato com os conceitos abordados no estudo de circuitos elétricos. Além disso, pelo fato de o YouTube ser uma plataforma conhecida e muito acessada por estudantes, apresenta uma viabilidade técnica interessante para quem está buscando aprender sobre o assunto. Nesse sentido, consideramos que os vídeos produzidos e disponibilizados de forma gratuita constituem um recurso didático que poderá auxiliar alunos e professores no estudo de circuitos elétricos. Também enfatizamos que a trianálise do potencial pedagógico é uma ferramenta metodológica que pode auxiliar professores a analisar o quão viável um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) é para ser utilizado dentro de uma proposta de ensino.

Palavras-chave

Vídeos;PhET;Circuitos elétricos

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br