A formação docente e as imagens simbólicas nas memórias educativas


Edição: XIV - 2021

ID: 1508

Participantes:

  • [VOLUNTARIO] - Patrícia Bonow Fassbender Wille | fassben@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Angelita Hengtes | hentges.angelita@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Alice Cristina Resaffe Barros | resaffelice@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Bruna Martins da Rosa | brunamr48@gmail.com

Número de Registro: PD00200720/120

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O projeto de pesquisa surge para compreender a formação inicial de professores num Instituto Federal de Educação. A mesma interpela sobre as implicações do tornar-se docente, e sobre quais elementos compõem a formação de um(a) professor(a). O pressuposto é de que a formação de professores é constituída por trajetórias individuais e coletivas, as quais vão sendo ressignificadas no desenrolar do tempo, e nas experiências construídas. Nestas trajetórias são produzidas imagens da docência, entrelaçadas com o imaginário antropológico da espécie humana (DURAND, 2002). O objetivo é de compreender as imagens simbólicas potencializadoras do tornar-se professor(a), a partir das memórias educativas narradas pelos docentes de um campus, de um Instituto Federal de Educação, que oferta diferentes licenciaturas, em diferentes modalidades. O referido campus destaca-se para esta investigação por originar-se de escola técnica, sem aparente vocação para a formação de professores, o que passa a acontecer após a criação dos Institutos Federais, ao qual ele adere. A coleta e análise de dados ampara-se na metodologia da convergência, a qual preconiza a utilização de diferentes técnicas, como entrevistas, fotografias, filmagens e diários de campo, as quais serão utilizadas no desenvolvimento da investigação. Foram realizadas entrevistas com os docentes das licenciaturas do campus, as quais foram gravadas e degravadas. A análise busca pelas imagens simbólicas oriundas da formação histórica das licenciaturas, e resultados parciais evidenciam a relevância da oferta das licenciaturas no turno da noite, possibilitando o acesso a estudantes trabalhadores, e o enfrentamento das dificuldades dos docentes em manter as licenciaturas num contexto de formação técnica.

Palavras-chave

educação;professores;símbolo

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br