Edição: XIV - 2021
ID: 1508
Participantes:
Número de Registro: PD00200720/120
Campus: Visconde da Graça
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Humanas
Temática: Multidisciplinar
O projeto de pesquisa surge para compreender a formação inicial de professores num Instituto Federal de Educação. A mesma interpela sobre as implicações do tornar-se docente, e sobre quais elementos compõem a formação de um(a) professor(a). O pressuposto é de que a formação de professores é constituída por trajetórias individuais e coletivas, as quais vão sendo ressignificadas no desenrolar do tempo, e nas experiências construídas. Nestas trajetórias são produzidas imagens da docência, entrelaçadas com o imaginário antropológico da espécie humana (DURAND, 2002). O objetivo é de compreender as imagens simbólicas potencializadoras do tornar-se professor(a), a partir das memórias educativas narradas pelos docentes de um campus, de um Instituto Federal de Educação, que oferta diferentes licenciaturas, em diferentes modalidades. O referido campus destaca-se para esta investigação por originar-se de escola técnica, sem aparente vocação para a formação de professores, o que passa a acontecer após a criação dos Institutos Federais, ao qual ele adere. A coleta e análise de dados ampara-se na metodologia da convergência, a qual preconiza a utilização de diferentes técnicas, como entrevistas, fotografias, filmagens e diários de campo, as quais serão utilizadas no desenvolvimento da investigação. Foram realizadas entrevistas com os docentes das licenciaturas do campus, as quais foram gravadas e degravadas. A análise busca pelas imagens simbólicas oriundas da formação histórica das licenciaturas, e resultados parciais evidenciam a relevância da oferta das licenciaturas no turno da noite, possibilitando o acesso a estudantes trabalhadores, e o enfrentamento das dificuldades dos docentes em manter as licenciaturas num contexto de formação técnica.
educação;professores;símbolo
Clique aqui para abrir o banner.
Caso o vídeo não abra, clique aqui.
R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560
R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000
+55 53 30266091
jic@ifsul.edu.br