Educação Financeira: um curso remoto para o desenvolvimento de práticas conscientes com o dinheiro


Edição: XIV - 2021

ID: 1506

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Jeferson Scheibler | jefersonscheibler.lj213@academico.ifsul.edu.br
  • [ORIENTADOR] - Malcus Cassiano Kuhn | malcuskuhn@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/011

Campus: Lajeado

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Exatas e da Terra

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa “Educação Financeira: em busca de práticas conscientes com o dinheiro”, executado entre 2020-2021, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado. A transição financeira do papel para o digital foi acelerada pela pandemia da COVID-19. Apesar de proporcionar mais eficiência e comodidade nas negociações diárias, ainda não está acessível a toda população. Considerando ainda que os benefícios da educação financeira, tanto para a sociedade, quanto para a economia, não só alteram a vida financeira do indivíduo, mas também melhoram sua saúde física e mental, teve-se por objetivo ofertar um curso remoto de educação financeira, relacionado à matemática financeira, para estudantes de cursos técnicos do Câmpus. O curso foi estruturado no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA Moodle, com uma carga horária de 25h, sendo oferecido em dois momentos: síncrono e assíncrono. Os momentos síncronos semanais, de 90 minutos, foram realizados através da plataforma Google Meet, explorando-se, também, a Calculadora HP-12C e o aplicativo Mobilis, constituindo 50% da carga horária total. As atividades assíncronas, tais como participação por meio de fóruns de discussão, materiais complementares, vídeos, tarefas e/ou questionários, foram disponibilizadas no Moodle. Além disso, aplicaram-se questionários para diagnóstico inicial e final do conhecimento, atitude e comportamento financeiro dos discentes, que corroboraram para identificar a educação financeira dos 25 envolvidos. Verificou-se uma evolução nos conhecimentos financeiros e um aumento no interesse pela temática ao longo do curso, evidenciados pelas respostas obtidas no questionário final. Também, observaram-se mudanças de atitudes e comportamentos mais conscientes em relação ao uso do dinheiro. Diante do exposto, constatou-se que os participantes se tornaram mais responsáveis com a gestão dos seus recursos financeiros, o que poderá colaborar na promoção de uma sociedade mais colaborativa e comprometida com o futuro.

Palavras-chave

Educação Financeira;Curso Remoto;Conhecimento Financeiro

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br