Edição: XIV - 2021
ID: 1499
Participantes:
Número de Registro: PE06200620/035
Campus: Bagé
Nível: Ensino Médio
Área: Outros
Temática: Multidisciplinar
Na pesquisa realizada por Ritta, Siedler e Piovesan (2020), foi realizado o teste da utilização de um planetário em VR (realidade virtual), com intuito de melhorar a assimilação pelos alunos do conteúdo de astronomia lecionado no ensino fundamental. Utilizando uma abordagem com alta interação e fácil usabilidade para os alunos, o método do planetário adquiriu 87 pontos na escala SUS(System Usability Scale), demonstrando ser uma tecnologia de apoio eficiente. Entretanto, tendo em vista a pandemia e os altos custos envolvidos no óculos VR utilizado no método, a aplicação do mesmo demonstra ser limitada. Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2019, cerca de 83,7% dos estudantes de escola pública utilizam o celular para estudo. Com isso, neste trabalho, se explora a ideia de melhorar a dinâmica dos conteúdos por meio de um jogo educacional, disponível para aparelhos móveis e computadores, o que se apresenta como uma alternativa para tal problemática. A metodologia deste trabalho é descritiva, com caráter qualitativo. Dessa forma, foi produzido um protótipo por meio do site quant-ux para melhor elucidar o resultado esperado da gamificação, juntamente com a qualificação do discente no curso Aprenda Unity, e em um segundo momento, foi elaborado um jogo na plataforma Unity, versão 2019.4.29f1. “Uma volta pelo sistema solar” traz as características principais de cada planeta do sistema solar de forma recreativa, por meio de um foguete que viaja a cada corpo celeste. Com isso, é esperada uma melhora no entendimento dos alunos no estudo dos planetas do sistema solar, pela introdução do jogo nas aulas discriminadas pelos professores. O jogo está finalizado, e aprovado pelos integrantes do projeto, e se encontra disponível tanto na versão mobile quanto na versão para computadores. Dessa forma, segue como trabalho, a aplicação e avaliação das potencialidades e limitações da ferramenta desenvolvida.
Astronomia;Ensino;Jogo
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