Construção de aplicativo para dispositivos móveis como ferramenta de apoio a aprendizagem de Química


Edição: XIV - 2021

ID: 1478

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Wanessa Helena Wacholz | wanessawacholz.va322@academico.ifsul.edu.br
  • [ORIENTADOR] - Fábio Lorenzi da Silva | fabiolorenzi@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Giovanna Augusta Ferreira Martins | giovannamartins.va136@academico.ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/070

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Atualmente a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade, valorizada pela praticidade e instantaneidade da troca de informação. Esse fenômeno provoca mudanças em todos os âmbitos de comunicação e produção de conhecimento da sociedade. Na esfera educacional, de forma acelerada por conta da atual situação pandêmica, vivencia-se a busca por novos recursos tecnológicos como forma de potencializar o ensino, com uma nova abordagem criativa e inovadora. A disciplina de Química abrange diversos conteúdos, mas pode ser dividida principalmente em dois grandes grupos: Química Orgânica e Inorgânica. Objetivando contribuir efetivamente com a aprendizagem dos estudantes do ensino médio, o projeto compreende o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis visando a aprendizagem de conteúdos curriculares de Química. Este, vem sendo construído através do ambiente de desenvolvimento Android Studio e utilizará o sistema gerenciador de banco de dados nativo do Android (SQLite), tais como outros recursos disponibilizados pelo Android Software Development Kit (SDK). Tanto a programação quanto o design seguem sendo realizadas e aprimoradas de forma gradativa. Além disso, e considerando que a gamificação e a tecnologia adaptativa vem ganhando espaço nos ambientes de aprendizagem e nas metodologias de ensino, o projeto foca no desenvolvimento de um Quiz gamificado e adaptativo, objetivando a construção de uma aprendizagem individual, personalizada e efetiva. Posteriormente, serão realizados testes tanto com professores quanto com estudantes, com o intuito de identificar possíveis falhas ou melhorias a serem implementadas no aplicativo. Espera-se que a utilização deste aplicativo contribua com o aprendizado de Química, apoiando educadores no ensino da disciplina como também os estudantes na construção de seus conhecimentos. Futuramente, ao final dos testes, o aplicativo será disponibilizado gratuitamente em repositórios virtuais de livre acesso.

Palavras-chave

Aplicativo;Aprendizagem;Química

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br