O Uso de Ferramentas Online no Processo de Aprendizagem


Edição: XIV - 2021

ID: 1443

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Ildaiane Pintanela Vergara | lisianevergara@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Cinara Ourique do Nascimento | cinaraourique@gmail.com

Número de Registro: PE06200620/046

Campus: Pelotas

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Não há como negar a inserção das Tecnologias Digitais na educação. As possibilidades de aprendizagem, através de ambientes virtuais - AVA’S apresentam um cenário amplo e receptivo. Assim, a Educação a distância (EaD) se insere no ambiente educacional das Instituições de Ensino Superior - IES, com potencial para promover a formação dos indivíduos que estão impossibilitados de frequentar um ambiente presencial. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo compreender como os estudantes aprendem com os recursos tecnológicos disponibilizado nos AVA´S dos cursos na modalidade EaD. O estudo é uma pesquisa descritiva, que coletou dados através de um questionário online enviado aos alunos dos cursos de graduação da Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, totalizando 136 respondentes. Num primeiro momento utilizou-se uma análise quantitativa dos dados, que apontaram os vídeos e a leitura de artigo científico como a forma que mais os alunos gostam de utilizar para estudar, bem como consideram que todos os recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem foram utilizados pelos professores. Com isso foi possível olhar e estar atento aquilo que toca, que é significativo para aqueles que precisam de uma formação, mas estão longe dos bancos escolares regulares. Por isso, refletir sobre a importância do que considerar, olhar, se apropriar ao utilizar um Ambiente Virtual de Aprendizagem é imprescindível para um sucesso na aprendizagem de cursos a distância. Como resultado parcial é possível compreender que o processo de aprendizagem está relacionado com a interatividade das ferramentas tecnológicas exploradas, juntamente, com uma visão pedagógica dos conteúdos. Isso nos leva a compreender a importância do aspecto emocional no qual os sujeitos estão inseridos que possibilite retornos positivos nas experiências com o ambiente virtual e com a modalidade EaD.

Palavras-chave

educação a distância;;aprendizagem online;;experiência

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br