Edição: XIV - 2021
ID: 1442
Participantes:
Número de Registro: 06200620/020
Campus: Visconde da Graça
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Exatas e da Terra
Temática: Multidisciplinar
O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do potencial pedagógico de vídeos sobre ondas produzidos ao longo da execução do projeto de desenvolvimento tecnológico Produção de Vídeos sobre Ciências Naturais utilizando Objetos Virtuais de Aprendizagem do Ambiente PhET. Para se trabalhar efetivamente com objetos virtuais de aprendizagem no Ensino de Física, deve-se obter uma compreensão profunda desse recurso, e assim surge o objetivo deste trabalho, que é a análise e o debate dos conceitos de aprendizagem por simulação e amplificação da imaginação individual sobre fenômenos físicos, a partir da produção de vídeos sobre o assunto, utilizando uma metodologia que construímos ao longo do projeto, e que denominamos trianálise do potencial pedagógico, constituída por três etapas: 1) Viabilidade técnica; 2) Níveis de aprofundamento; 3) Índice de contato. Os vídeos analisados foram construídos com o auxílio de simulações computacionais do ambiente PhET. Após a análise, acreditamos que a utilização de vídeos construídos com suporte de simulações computacionais pode contribuir de forma significativa para o aprendizado de estudantes do ensino médio e pode ser utilizada como um recurso introdutório para disciplinas do ensino superior. Os resultados encontrados no decorrer da pesquisa, se mostraram muito pertinentes quando pensamos em analisar ferramentas educacionais para o ensino de Física, utilizando a trianálise do potencial pedagógico como ferramenta de análise de objetos virtuais de aprendizagem
Vídeo;PhET;Ondas
Clique aqui para abrir o banner.
Caso o vídeo não abra, clique aqui.
R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560
R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000
+55 53 30266091
jic@ifsul.edu.br