Edição: XIV - 2021
ID: 1440
Participantes:
Número de Registro: PE 06200620/015
Campus: Pelotas
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Exatas e da Terra
Temática: Multidisciplinar
Este trabalho dá continuidade a três estudos anteriores no binômio Matemática e Literatura, que trazem acercamentos e compreensões sobre leituras interdisciplinares na obra “Planolândia – um romance de muitas dimensões”, de Edwin A. Abbott, para tomá-lo como potencial pedagógico para a nossa quarta e presente etapa de pesquisa: a construção de sequências didáticas a partir desse livro e reflexões sobre a possibilidade de se esgotar o estudo de uma obra literária, do ponto de vista das pesquisas em Educação Matemática – inspirados no experimento realizado pelo escritor Georges Perec em seu livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense”. O interesse em investigar o romance de Abbott em aproximação com a Educação Matemática deve-se à ambientação da história em um universo geométrico, no qual as personagens são retas, polígonos e sólidos, com enunciados da geometria euclidiana perpassando a trama quase que a todo momento. Durante a pesquisa investigamos como a trama de “Planolândia” permite a articulação para construção de saberes, tanto matemáticos quanto de outras disciplinas escolares, considerando um olhar heurístico direcionado à educação. Assim, o presente trabalho emerge como uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida principalmente pelo viés da pesquisa bibliográfica. A pesquisa culminou em quatro movimentos hermenêuticos que apontaram as relações: (1) da obra com sua temporalidade; (2) da obra com seus conteúdos e enunciados matemáticos; (3) da obra com outros conteúdos e saberes; (4) da sua apropriação e transposição para atividades didáticas.
Matemática e Literatura;Interdisciplinaridade;Planolândia
Clique aqui para abrir o banner.
Caso o vídeo não abra, clique aqui.
R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560
R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000
+55 53 30266091
jic@ifsul.edu.br