MoleculAR, um app para visualização de conteúdos de química em realidade aumentada.


Edição: XIV - 2021

ID: 1435

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Bernardo dos Santos Lacerda | bernardolacerda.bg248@academico.ifsul.edu.br
  • [ORIENTADOR] - Diego de Abreu Porcellis | diegoporcellis@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Marcelo Siedler | marcelosiedler@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/104

Campus: Bagé

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Exatas e da Terra

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O cenário da educação vem, atualmente, exigindo que os profissionais da área busquem novos recursos que os auxiliem em termos de ensino e aprendizagem. Assim, com a introdução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), tem se uma ferramenta de alta relevância para o desenvolvimento de recursos didáticos bem elaborados, pensados de acordo com a necessidade do conteúdo abordado e que venha a estimular o interesse dos estudantes pelo que está sendo ministrado. Logo, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo digital para dispositivos móveis, que utiliza Realidade Aumentada para apoiar o ensino de Química, com ênfase na representação de átomos e moléculas em ambiente virtual. Dessa forma, a motivação do trabalho advém da demanda de professores de Química, que relatam a falta de ferramentas digitais que possam ser aliadas nas práticas em sala de aula. Além disso, com o contexto pandêmico atual, estas aulas vêm sendo realizadas de forma remota, fato que resulta em um aumento significativo na necessidade de ofertar aos alunos ferramentas que despertem interesse nos temas propostos. A metodologia utilizada na concepção do MoleculAR, tem seus fundamentos baseados no Design Participativo (DP), que caracteriza-se pela coleta, análise e projeto de soluções juntamente com a participação dos usuários, tornando o desenvolvimento mais alinhado com as necessidades e expectativas destes. Enfim, após a realização de testes com professores e estudantes, constatou-se que a aplicação foi bem recebida pela comunidade acadêmica, e que há relevância no emprego de Realidade Aumentada no ensino de Química.

Palavras-chave

Química;Realidade Aumentada;Aplicativo

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br