O VÍRUS E A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE EM LIVRO DIDÁTICO


Edição: XIV - 2021

ID: 1432

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Jéssica Blank Lopes | blanklopesjess@gmail.com
  • [BOLSISTA] - Thalles Pinto de Souza | thallespsouza@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Alex Antunes Mendes | alexantunesmendes@hotmail.com
  • [ORIENTADOR] - Maykon Gonçalves Müller | maykon.ifsul@gmail.com

Número de Registro: PE06200620/027

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Biológicas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Em meio ao período de pandemia ao qual estamos inseridos desde meados de 2020, muito tem se falado a respeito dos vírus. Sejam materiais relativos a aquele que nos assola diretamente ou, ainda, acerca das características dos mesmos como um todo. Mais do que nunca, o papel da Ciência e todas as ideias comumente ligadas a ela, como sua confiabilidade, infalibilidade (ou não) e seu papel perante a sociedade, estão em discussão nos mais diferentes meios. Sendo assim, o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se torna cada vez mais importante, especialmente porque estamos vivenciando um período onde, esses debates podem ter efeitos permanentes sobre a sociedade atual. Deste modo, o presente trabalho emerge com um questionamento inicial: para além de todo conteúdo atual a respeito dos vírus, como esse conteúdo é abordado no livro didático? Deste modo, por meio de uma análise de conteúdo, buscou observar como o enfoque CTS está articulado ao conteúdo de vírus em dois livros didáticos de Biologia do Ensino Médio incluídos no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2018. Para tal, foram criadas quatro categorias a priori, que versam diretamente com aspectos que implicam em fatores de cunho social, utilizadas ao longo da investigação. De modo geral, observa-se que ambos os livros utilizados nesse período anterior à pandemia discorrem de maneira muito superficial sobre tópicos que poderiam ser úteis a sociedade nesse momento, se é que os apontam. Ou seja, ainda que sejam de autores diferentes, a abordagem a temática “vírus” é bastante similar. Sendo assim, apontamos a importância de uma abordagem CTS nos livros de Biologia, ratificando sua relevância junto as escolas.

Palavras-chave

Ensino de Biologia;CTS;Virologia

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br