Edição: XIV - 2021
ID: 1426
Participantes:
Número de Registro: PE06200620/046
Campus: Pelotas
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Humanas
Temática: Multidisciplinar
Um olhar para a docência no ambiente online. As possibilidades de aprendizagem, através de ambientes virtuais, apresentam um cenário amplo e receptivo. No entanto, a tecnologia por si só não garante a aprendizagem, é preciso o entendimento da sua importância e do compromisso com processo de ensinar e aprender, a partir de uma dimensão pedagógica aliada ao uso da tecnologia. Com isso, o presente trabalho traz resultados parciais de uma pesquisa que busca compreender como os professores, que atuam na modalidade de EaD, formatam suas disciplinas de forma a considerar o aspecto pedagógico e tecnológico do processo de ensino aprendizagem. Consideramos que não é somente utilizar as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem é preciso pensar como elas ensinam e atingem os objetivos da disciplina. O estudo é uma pesquisa crítico-reflexiva de cunho bibliográfica que discorre a complexidade de ensinar em ambientes virtuais de aprendizagem, onde culturalmente os professores ainda não estão apropriados. Como resultados parciais é visível que existe uma dificuldade por parte dos professores em construir conteúdos e ensina-los partir de uma sala de aula virtual. Essas dificuldades vão além do uso da tecnologia, elas estão centradas na formação do professor que é direcionada para um ambiente presencial, seguro, único e onde ele é o único produtor de conhecimento. Isso nos leva a necessidade de pensar sobre a adaptação dos professores para compreender a elaboração de novas categorias cognitivas. É preciso avançar muito para que os professores atendam as novas demandas do ensino na modalidade a distância.
educação a distância;docência online;TIC’s.
Clique aqui para abrir o banner.
Caso o vídeo não abra, clique aqui.
R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560
R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000
+55 53 30266091
jic@ifsul.edu.br