COMO A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE É EVIDENCIADA (OU NÃO) EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS E PORTUGUESES DE QUÍMICA?


Edição: XIV - 2021

ID: 1411

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Thalles Pinto de Souza | thallespsouza@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Maykon Gonçalves Müller | maykon.ifsul@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Alex Antunes Mendes | alexantunesmendes@hotmail.com
  • [BOLSISTA] - Jéssica Blank Lopes | blanklopesjess@gmail.com

Número de Registro: PE06200620/027

Campus: Bagé

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

A concepção de Ciência na sociedade atual (ainda) está imbricada nas ideias de infalibilidade, confiabilidade e da isenção de falhas. Entretanto, alguns episódios históricos colocariam à prova essas certezas. Surge a necessidade de intervenção no desenvolvimento da Ciência, por meio de mecanismos que possibilitem monitorar seus efeitos em relação à sociedade; logo, o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) entendido como a transposição para o contexto escolar das discussões advindas do movimento CTS, passa a integrar os currículos do Ensino de Ciências. Afim de operacionalizar esses conhecimentos, o livro didático é um instrumento amplamente empregado. Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar como o enfoque CTS está articulado em livros brasileiros e portugueses do último ano do Ensino Médio/Secundário. A metodologia utilizada possui natureza qualitativa e interpretativa; foi utilizado a Análise de Conteúdo. As categorias utilizadas para as análises podem ser a priori ou a posteriori. Utilizou-se indicadores a priori, adaptados de outras investigações de mesma temática. A partir da análise identificamos maior ocorrência de trechos que englobam inovações científicas e tecnológicas. O grupo de indicadores menos frequente, versa sobre questões históricas que poderiam promover momentos de reflexão crítica acerca da ciência e da tecnologia. Os aspectos históricos e sociológicos recomendados pelos documentos curriculares e reafirmados pela literatura, colocam que a ausência dessas discussões pouco contribui para a construção do pensamento crítico, o que pode levar a reafirmação de concepções já ultrapassadas em relação à Ciência. De modo geral, a principal diferença entre os livros brasileiros e portugueses, foi em relação a abordagens históricas e interdisciplinares, as quais são mais privilegiadas e mencionadas com maior frequência nos livros brasileiros. Sinalizamos a importância de investigações mais aprofundadas a fim de explorar problemáticas e soluções quanto a CTS nos livros, reafirmando a relevância do papel desempenhado por este na escola.

Palavras-chave

Ensino de Química;Enfoque CTS;Livros didáticos

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