Edição: XIV - 2021
ID: 1405
Participantes:
Número de Registro: PE06200620/023
Campus: Visconde da Graça
Nível: Ensino Médio
Área: Ciências Humanas
Temática: Multidisciplinar
Esta pesquisa expressa o momento atual de análise de dados qualitativos referentes à fase 2 da investigação que vem analisando o fenômeno da evasão escolar nas turmas de ensino médio técnico integrado em um dos câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no período compreendido entre 2015 e 2018. Esta etapa pretende dar visibilidade aos principais elementos que compõem e dinamizam tal quadro no ambiente e recorte temporal selecionados. Sabe-se que a questão se reveste de extrema complexidade devido à multiplicidade de fatores intervenientes, o que, desde já, se coloca como problema e desafio. A fim de atingir o objetivo proposto, a metodologia de trabalho adotada será o protocolo quali-quantitativo, compreendendo o levantamento e sistematização de dados de estudantes evadidos. Um primeiro conjunto dessas informações foram obtidas a partir dos dados constantes no sistema Q-Acadêmico e analisados no programa de estatística SPSS. Neste momento se está em processo de análise das entrevistas semi-estruturadas realizadas com os alunos que abandonaram os cursos, no intuito de dar voz aos que são atingidos diretamente pelo fenômeno da evasão escolar, tomando como principal referencial de análise os conceitos de “exclusão branda” e “eliminação adiada”. A partir da escuta do ponto de vista dos estudantes, se pretende poder contribuir, efetivamente, para a elucidação e busca de soluções para a questão.
Instituto Federal;Ensino médio técnico integrado;Evasão
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