Análise da evasão escolar no contexto do ensino médio técnico integrado em um câmpus do IFSul: a perspectiva dos estudantes


Edição: XIV - 2021

ID: 1405

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Lizandra Espinosa Nobre | lizandra.espinosa.nobre09@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Vinicius Pereira de Oliveira | viniciuspoliveira2@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Rafael Peter de Lima | rafaelpeterlima@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Renata K. Ungaretti Fernandes | renataungarettiambiental@outlook.com
  • [VOLUNTARIO] - Myriam Siqueira da Cunha | mscpel@gmail.com

Número de Registro: PE06200620/023

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Esta pesquisa expressa o momento atual de análise de dados qualitativos referentes à fase 2 da investigação que vem analisando o fenômeno da evasão escolar nas turmas de ensino médio técnico integrado em um dos câmpus do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no período compreendido entre 2015 e 2018. Esta etapa pretende dar visibilidade aos principais elementos que compõem e dinamizam tal quadro no ambiente e recorte temporal selecionados. Sabe-se que a questão se reveste de extrema complexidade devido à multiplicidade de fatores intervenientes, o que, desde já, se coloca como problema e desafio. A fim de atingir o objetivo proposto, a metodologia de trabalho adotada será o protocolo quali-quantitativo, compreendendo o levantamento e sistematização de dados de estudantes evadidos. Um primeiro conjunto dessas informações foram obtidas a partir dos dados constantes no sistema Q-Acadêmico e analisados no programa de estatística SPSS. Neste momento se está em processo de análise das entrevistas semi-estruturadas realizadas com os alunos que abandonaram os cursos, no intuito de dar voz aos que são atingidos diretamente pelo fenômeno da evasão escolar, tomando como principal referencial de análise os conceitos de “exclusão branda” e “eliminação adiada”. A partir da escuta do ponto de vista dos estudantes, se pretende poder contribuir, efetivamente, para a elucidação e busca de soluções para a questão.

Palavras-chave

Instituto Federal;Ensino médio técnico integrado;Evasão

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br