Avaliação do Projeto de Cursos Binacionais do IFSul - Campus Santana do Livramento


Edição: XIV - 2021

ID: 1399

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Augusto Bisio de Souza | augustobisio284@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Everton da Silva Felix | evertonfelix@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/093

Campus: Santana do Livramento

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O projeto de cursos binacional é hoje um modelo de educação conjunta entre Brasil e Uruguai. Essa iniciativa contempla 15 anos de história, e muitas conquistas foram adquiridas ao longo da trajetória de formação desse projeto que revolucionou o contexto educativo nas regiões de fronteira, principalmente nas cidades gêmeas de Santana do Livramento e Rivera. Essa história, entretanto, parou de ser documentada em artigos acadêmicos no ano de 2015, e urge atualização. Portanto, este trabalho tem como objetivos avaliar o histórico dessa atividade conjunta, até alcançar o presente ano de 2021, e analisar o grau de satisfação dos discentes que frequentam tais cursos binacionais por meio de uma pesquisa quantitativa, com o intuito de categorizar a perspectiva estudantil sobre inclusão, excelência acadêmica e possíveis motivos de evasão escolar. O método para a criação da linha do tempo binacional foi analisar, até 2015, artigos e publicações no meio acadêmico que tratassem do legado histórico do projeto binacional. Para os eventos após 2016, utilizou-se notícias e entrevistas dos acontecimentos mais relevantes. O resultado desse levantamento histórico foi a criação de uma linha do tempo, de extrema importante para atualizar o legado desse importante marco fronteiriço no âmbito educacional. Outrossim, a pesquisa nos cursos binacionais foi realizada mediante a plataforma do Google Formulários. Os questionários foram aplicados a cada 2 meses e os resultados foram ilustrados na forma de gráficos, os quais revelaram que a grande maioria dos alunos não possui problemas significativos com nenhum aspecto do projeto binacional. Dessa forma, percebe-se que o histórico do projeto binacional não representa apenas uma conquista que estagnou no passado; ele abriu caminho para que outras realizações, ainda maiores, possam ser conquistadas no âmbito educacional fronteiriço.

Palavras-chave

Binacional;Fronteira;Educação Técnica

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