COMPOMUS: A POTENCIALIDADE DA MÚSICA PARA A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS E BEM-ESTAR EMOCIONAL DOS JOVENS


Edição: XIV - 2021

ID: 1398

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Gustavo Schwingel Ferreira | schwingelgustavo1@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Vanilda Lídia Ferreira Machado | vanildamacedo@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Melissa Beatriz Kist | melissakist.va103@academico.ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Raíssa Camille Juchem | raissajuchem.va316@academico.ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/061

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Linguística, Letras e Artes

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Este trabalho apresenta resultados do projeto de pesquisa intitulado “A composição musical como ferramenta de valorização da vida”. O projeto surgiu da iniciativa do estudante bolsista e das voluntárias, que desejavam compreender melhor problemas enfrentados pelos(as) jovens no seu entorno, tais como depressão, tristeza profunda, crises de ansiedade, automutilações e tentativas de suicídio, ao mesmo tempo em que queriam oferecer uma forma de amenizar esses tipos de sofrimento. Considerando-se a potencialidade da música e sua relação com o bem-estar psicológico juvenil encontrado na literatura estudada, a pesquisa teve como objetivo compreender as possibilidades da composição musical como ferramenta de valorização da vida. A fundamentação teórica baseou-se em três áreas: música, psicologia e musicoterapia. Estas oferecem estudos que tratam da influência da música nas emoções e no comportamento dos jovens. A metodologia adotada foi o estudo de caso qualitativo. Foram realizados encontros virtuais em que os participantes trocaram ideias, mediados pelos(as) estudantes da equipe (também jovens), sobre os efeitos da música em seu estado emocional. Nesses encontros, foram propostas atividades musicais e diálogos para abordar assuntos como: vida, angústia, tristeza, prazer, alegria, medo, sonhos, entre outros. A coleta de dados foi realizada através de observações, gravações das conversas e das composições e um grupo focal para aprofundar a compreensão. Os dados foram organizados em categorias e este trabalho se dedica a apresentar uma delas, cujos resultados apontam que a composição musical é uma ferramenta de expressão valiosa, porém, existem as outras formas de vivência musical, como tocar e ouvir, que apresentam um acesso mais facilitado e podem servir para o bem-estar psicológico dos jovens. Com esta pesquisa, pretende-se contribuir para a existência de práticas mais saudáveis de consumo musical, para uma vida mais consciente, dando chance aos jovens de viverem com intensidade esse momento, mas sem depreciação de si mesmos.

Palavras-chave

Composição Musical;Psicologia da Música;Depressão

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