Inclusão de pessoas com deficiência: produção de materiais acessíveis


Edição: XIV - 2021

ID: 1388

Participantes:

  • [VOLUNTARIO] - Giovana Beatriz Vogel da Silva | giovanasilva.va041@academico.ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Eloisa Maria Wiebusch | eloisawiebusch@ifsul.edu.br
  • [ORIENTADOR] - Janete Inês Muller | janetemuller@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Luciano Porto de Lima | lucianolima@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Isadora Luisa Ferreira Martins | isadoramartins.va289@academico.ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Gelson Luis Peter Correa | gelsoncorrea@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/014

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

A acessibilidade compreende uma concepção de ambientes que considera o uso por todos os sujeitos, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas, a partir do movimento de inclusão escolar e social, promovendo a aprendizagem de pessoas com e sem deficiência. Considerando-se essa importância nos processos de ensino-aprendizagem, de socialização e de interação no mundo do trabalho, nesta pesquisa, objetiva-se investigar, socializar e analisar práticas de acessibilidade, principalmente possibilidades comunicacionais, materiais pedagógicos e recursos tecnológicos, de modo que, por meio de experiências, seja favorecido o desenvolvimento de produções acessíveis, promovendo a inclusão social/escolar de pessoas com deficiência. Para isso, são realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas com docentes do Instituto Federal Sul-rio-grandense, além da construção experimental de materiais acessíveis, principalmente placas informativas e jogos. De modo não presencial, por meio deste trabalho, é possível socializar importantes resultados parciais: a) a realização de dez (10) entrevistas possibilita analisar e socializar potentes práticas inclusivas desenvolvidas na Instituição, tendo em vista referenciais do campo da Educação Especial; b) no âmbito da construção experimental, placas de identificação de locais do Câmpus estão sendo desenvolvidas, nas quais há informações acessíveis em Libras e Braille; c) em relação à produção de jogos, apresenta-se o dominó acessível a pessoas cegas e/ou com baixa visão, em que há o destaque para os números/quantidades (alto-relevo e cores contrastantes), também com aplicação de imã para qualificar a organização e a prática entre jogadores. Desse modo, ampliar a quantidade e o alcance de produtos acessíveis, por meio do conhecimento produzido e socializado, viabiliza condições para a inclusão escolar e social de pessoas com deficiência. Além disso, são rompidas barreiras atitudinais, potencializando-se as ações institucionais para produções inovadoras no campo da acessibilidade e da inclusão.

Palavras-chave

Pessoas com Deficiência; Inclusão;Acessibilidade

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