Edição: XIV - 2021
ID: 1380
Participantes:
Número de Registro: PE03190619/060
Campus: Visconde da Graça
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Humanas
Temática: Multidisciplinar
A pesquisa aborda as reflexões de identidade e pertencimento interligadas a educação ambiental nos trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG). A análise foi realizada nos trabalhos do ano de 2015 até 2018. Essa análise se justifica com a intenção de se entender a educação ambiental como uma área de conhecimento ampla e resultante do sentimento de pertencer e nossa identidade como seres ligados ao planeta. O objetivo geral da pesquisa era o de constatar a evolução das concepções de educação ambiental, no sentido físico (physis, natureza) e antropossociológico (cultura, sociedade). Utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa, e os referenciais teóricos utilizados corroboraram os autores apresentados nas pesquisas realizadas pelos estudantes formandos do curso técnico, os quais tematizaram sobre os sentidos do ser humano nas questões relacionadas ao ser social, pertencimento – coletividade, práticas socioambientais. Nos 37 trabalhos de conclusão de curso que possuíam concepções de educação ambiental, 31 continham conceitos de identidade e pertencimento, logo 83,79% dos trabalhos estavam dentro das propostas de pesquisa. A pesquisa abordou a existência de diferentes identidades, das individuais até as coletivas, que se trans-formam desde o nascimento até a morte de cada ser humano.
Identidade;Pertencimento ;Práticas socioambientais
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