Acessibilidade tecnológica: inclusão de pessoas com deficiência.


Edição: XIV - 2021

ID: 1379

Participantes:

  • [VOLUNTARIO] - Larissa Parkert | larissaparkert.va334@academico.ifsul.edu.br
  • [ORIENTADOR] - Janete Inês Müller | janetemuller@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Kétilyn Azeredo | ketilynazeredo.va296@academico.ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Yasmin Porciuncula Couto | yasmincouto.va246@academico.ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Fernando Luís Herrmann | fernandoherrmann@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/014

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Incluir é viabilizar caminhos para a aprendizagem de sujeitos com e sem deficiência, e essa prática requer a implementação de meios eficazes, principalmente a partir de teorizações na educação, políticas públicas e ações que garantam os direitos de igualdade a todos os cidadãos. Considerando-se essa justificativa e a missão do Instituto Federal Sul-rio-grandense, neste trabalho, objetiva-se investigar, analisar e socializar práticas de acessibilidade, de modo que, por meio de experiências, seja suscitado o desenvolvimento e o uso de materiais acessíveis, promovendo a inclusão escolar/social de pessoas com deficiência. Para isso, são realizadas pesquisas bibliográficas (livros e internet), produções experimentais, análises e socializações de dados. Por meio desta pesquisa, apresentam-se os seguintes resultados parciais: a) em página institucional do Câmpus, são veiculadas informações com recursos de acessibilidade, principalmente a descrição de imagens; b) a utilização de assistentes virtuais (Alexa e Google Assistente) promove acessibilidade na relação humano-máquina; c) a produção de tabelas informativas sobre os recursos tecnológicos permite analisar e indicar seus possíveis usos em sala de aula e na vida cotidiana. Também a maioria dos recursos investigados são gratuitos: 60% são executáveis em smartphones e disponíveis na App Store ou Play Store, 25% podem ser usados em computadores e 15% deles têm versões para ambos. Em relação às necessidades específicas das pessoas com deficiência, pode-se perceber que 60% dos recursos tecnológicos pesquisados são destinados a pessoas com deficiência visual, 25% a pessoas com deficiência auditiva, sendo os demais indicados para pessoas com deficiência física (sensibilidade nas mãos), síndrome de Down e dificuldade de fala. Em geral, observa-se que este trabalho viabiliza práticas de acessibilidade, possibilita condições para produções inovadoras no Instituto, assim como promove a inclusão escolar e social de pessoas com deficiência.

Palavras-chave

Inclusão;Pessoa com Deficiência;Acessibilidade

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