Edição: XIV - 2021
ID: 1378
Participantes:
Número de Registro: PE06200620/021
Campus: Bagé
Nível: Ensino Superior
Área: Outros
Temática: Multidisciplinar
Atualmente, não há espaço para modelos tradicionais de ensino onde o professor detêm o conhecimento, enquanto que o estudante um mero expectador. Assim, questões surgem: de que forma o uso de tecnologias digitais, aliadas a estratégias pedagógicas, poderiam ampliar espaços de aprendizagem para o estudante? Como a combinação de tecnologias pode auxiliar no engajamento do estudante durante o desenvolvimento de sua própria aprendizagem? Com base nessas questões este projeto levantou o problema de pesquisa: como os espaços de interação online podem renovar os processos de ensino e aprendizagem, visando o êxito acadêmico do estudante? Para isso, apresenta uma proposta de investigação acerca do potencial das tecnologias digitais como recursos pedagógicos para elaboração de práticas educativas renovadoras. O termo renovador foi escolhido em detrimento ao termo inovador, visto que a ênfase da investigação é analisar como os processos de ensino e aprendizagem podem ser renovados com a inserção das tecnologias digitais como recursos alinhados as estratégias pedagógicas docentes. Portanto, o SOMA foi elaborado como uma proposta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem, atuando como uma plataforma para mediação da aprendizagem dos estudantes, a partir de propostas educativas elaboradas e disponibilizadas de forma online por docentes, visando o desenvolvimento da autonomia e auxiliando o docente na identificação de dificuldades durante o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, o ambiente foi concebido a partir do levantamento de requisitos de uma plataforma de apoio aos processos de ensino e aprendizagem, partindo da análise das funcionalidades e deficiências de ambientes semelhantes. Um protótipo já foi elaborado e está em fase de implantação para acesso online por professores. A próxima etapa da pesquisa é investigar os impactos pedagógicos da plataforma no apoio às práticas pedagógicas docentes, por meio da realização de um estudo de caso em uma disciplina de TI.
tecnologias;inovação;estratégias pedagógicas
Clique aqui para abrir o banner.
Caso o vídeo não abra, clique aqui.
R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560
R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000
+55 53 30266091
jic@ifsul.edu.br