UMA ANÁLISE DE IDENTIDADE E PERTENCIMENTO ASSOCIADA À ÉTICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO, REALIZADOS DE 2011 A 2014, EM UM CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE


Edição: XIV - 2021

ID: 1366

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Franciélen Teixeira da Silva | fraaaancielentds@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Luciana Roso | lucianaroso@ifsul.edu.br
  • [VOLUNTARIO] - Luiza da Cruz Duarte | luizadacruzduarte@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Leonardo Galli | leonardogalli@cavg.ifsul.edu.br

Número de Registro: PE03190619/061

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Na primeira etapa desta pesquisa, intitulada "Considerações sobre as abordagens da educação ambiental presentes nos trabalhos de conclusão de curso de Curso Técnico em Meio Ambiente, IFSul- CaVG" foi avaliada a abordagem sobre educação ambiental (EA) presentes nos trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Pelotas – Visconde da Graça (IFSul Pelotas-CaVG), realizados nos anos de 2011 a 2014. Com base no questionamento e, também, objetivo desta análise, esclarecer, através de pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa, de que forma essas abordagens, direta ou indiretamente vinculadas no contexto, estavam presentes em cada trabalho. Ao fim da apreciação, da presença de termos vinculados à ética e à EA, observamos que, de um total de 41 trabalhos, 15 apresentaram abordagens de ética e EA, resultado esse, representado pelo percentual de 36,58%. O presente trabalho, responsável por dar título a segunda etapa deste projeto, é resultado de uma pesquisa que avaliou a presença de termos pertinentes, contendo sentidos e significados de identidade e de pertencimento ambiental e a sua vinculação à ética e à EA, presentes em trabalhos de conclusão do Curso Técnico em Meio Ambiente do IFSul Pelotas-CAVG, realizados nos anos de 2011 a 2014. Nesse processo foram avaliados 41 trabalhos através de pesquisa bibliográfica com abordagem quali-quantitativa, analisando-se a hipótese de que os estudantes autores dos trabalhos de conclusão abordavam termos com sentidos, de identificar-se e de pertencer, utilizando conceitos propagados no cotidiano do curso vislumbrando esses sentidos como um processo frágil da convivência socioambiental. A análise de dados realizada na primeira etapa desta pequisa, mostrou que 36,58% dos trabalhos apresentados, apresentaram concepções associadas à educação ambiental e à ética, dos quais, na segunda etapa desta pequisa, 60% apresentaram considerações sobre identidade e pertencimento.

Palavras-chave

Relações humanas;Identidade;Pertencimento

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