PDIAPIA - Plataforma digital de inscrição, administração de projetos e integração de ambientes


Edição: XIV - 2021

ID: 1363

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Mateus Roberto Algayer | mateusr.algayer@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Geovane Griesang | geovanegriesang@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06200620/103

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Exatas e da Terra

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O projeto PDIAPIA (Plataforma digital de inscrição, administração de projetos e integração de ambientes) surgiu em 2016 no IFSUL câmpus Venâncio Aires. Na época se percebeu que a inscrição e administração de projetos da mostra científica do campus era feita de forma extremamente manual, o que além de custar muito tempo também ocasionava em certo desinteresse da comunidade acadêmica e científica por participar de mostras científicas. Com isto em mente alguns alunos idealizaram desenvolver uma plataforma digital de inscrição e administração de projetos, uma vez que, assim como aconteceu na revolução industrial onde a manufatura foi substituída pela automação, se fazia necessário administrar e inscrever os projetos de maneira automatizada, para assim poupar tempo e diminuir a taxa de erros ocasionados por fadiga, também ocasionando em uma maior facilidade e incentivo para a participação da comunidade em mostras científicas. Para desenvolver o site os alunos utilizam do MEAN Stack (MongoDB, ExpressJS, AngularJS e NodeJS), um kit de tecnologias focado no desenvolvimento de aplicações Web e contam com reuniões semanais para discutir sobre as atividades desenvolvidas e problemas encontrados na plataforma utilizando de ferramentas como o Trello para guardar informações relevantes ao projeto, Discord para comunicação e Google Meet para reuniões. Durante o ano de 2020 o projeto teve ênfase em correções e implementações para deixar a plataforma ainda mais dinâmica e automatizada, diminuindo assim a necessidade de alterações no código-fonte, também se alterou o nome PDIAP para PDIAPIA, devido a uma implementação que possibilitou a plataforma de se integrar com outros ambientes e por fim foi realizada uma documentação parcial do código-fonte. Com o desenvolvimento atual da plataforma já é possível utilizá-la. Entretanto algumas partes podem ser corrigidas ou refeitas e outras podem receber atualizações, em razão disso o projeto terá em 2021 sua fase 2.

Palavras-chave

Software livre;Gerenciamento e manutenção de sistemas;Integração de ambientes

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br