Edição: XIII JIC - 2020
ID: 1352
Participantes:
Número de Registro: PE 03190619/026
Campus: Pelotas
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Exatas e da Terra
Temática: Multidisciplinar
Em sequência ao projeto já desenvolvido no biênio anterior, nos debruçamos uma vez mais nas potencialidades do binômio Matemática e Literatura através da obra "Planolândia - um romance de muitas dimensões", de autoria do clérigo e professor inglês Edwin A. Abbott, publicada em 1884. Esta obra tem sua história desenvolvida em um universo nos quais os seres são polígonos e outros entes geométricos que habitam um plano (e não um mundo tridimensional), com suas estruturas físicas e sociais sempre associadas aos elementos da geometria euclidiana. Investigamos possíveis recursos na trama de Planolândia para aproximar a Matemática de outros saberes, em uma perspectiva interdisciplinar, a fim de contribuir para a superação da abordagem compartimentada e meramente conteudista amiúde dispensada a essa disciplina. Mediante uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tomando a narrativa de Planolândia como ponto principal de análise e entrecruzando-a com bibliografias outras atinentes aos vínculos interdisciplinares observados, estabelecemos diálogos possíveis - com conteúdos de Matemática perpassando cada diálogo - com, ao menos, as disciplinas de História, Sociologia e Filosofia. De modo compendioso, apontamos aqui que as aproximações depreendidas deste romance matemático com a História e a Sociologia se dão pela dinâmica social da trama, na qual o autor parece satirizar sua sociedade e época (a Inglaterra do final do século XIX), denunciando e refletindo sobre as desigualdades sociais e a questão do papel submisso das mulheres em uma sociedade patriarcal - temas ainda atinentes aos nossos dias. No que concerne à aproximação com a Filosofia, Planolândia faz flagrante analogia à Alegoria da Caverna, proposta por Platão, para abordar a questão da existência de outras dimensões que os planolandeses não percebem, como o espaço além do plano. Portanto, percebemos a possibilidade de, através da Literatura, notadamente em Planolândia, discutir conteúdos matemáticos interdisciplinarmente, aproximando outros saberes ao processo de aprendizagem.
Planolândia;Interdisciplinaridade;Matemática e Literatura
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