Edição: XIII JIC - 2020
ID: 1340
Participantes:
Número de Registro: PEO03190619/041
Campus: Bagé
Nível: Ensino Médio
Área: Ciências da Saúde
Temática: Multidisciplinar
É consenso na literatura acadêmica que a prática de atividade física pode auxiliar no desenvolvimento social, psicológico e motor dos adolescentes, estando diretamente ligada a saúde, qualidade de vida e bem-estar físico. A prática regular de atividade física um desenvolvimento melhor da massa óssea e múscular. Sendo assim, esse estudo tem como objetivo identificar o perfil de atividades físicas e esportivas realizadas pelos estudantes do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Bagé (IFSul-Bagé) no tempo de lazer. A pesquisa foi realizada com as turmas que ingressaram na disciplina de Educação Física, em 2019, perfazendo um total de 101 alunos. Os dados foram coletados através de um questionário construído e validado por Bastos (2006). O instrumento foi estruturado para verificar as práticas corporais realizadas no tempo de lazer nos últimos sete dias. A amostra foi composta por estudantes com uma média de idade 15,74 anos (±1,18), sendo a maioria do sexo masculino (58,4%). Em relação a prática de atividade física no lazer, os resultados do estudo indicam que a caminhada (23,4%), a musculação (28,7%), andar de bicicleta (16%) e jogar voleibol (16%) foram as práticas corporais mais frequentes entre os escolares. Por outro lado, ginástica artística/rítmica, handebol e futebol de areia não foram citados pelos discentes. Pode-se concluir que os adolescentes parecem estar mais propensos a praticar exercícios físicos do que modalidades esportivas. Os resultados do estudo tornam-se relevantes a medida que podem servir de balizadores para o desenvolvimento das aulas de Educação Física do IFSul-Bagé.
Atividade física;Lazer;Estudantes
Clique aqui para abrir o banner.
Caso o vídeo não abra, clique aqui.
R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560
R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000
+55 53 30266091
jic@ifsul.edu.br