A GESTÃO DEMOCRÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO GRANDENSE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL


Edição: XIII JIC - 2020

ID: 1330

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Wesley Felipe Rodrigues da Rosa | wesleyrosa1415@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Maria Raquel Caetano | caetanoraquel2013@gmail.com

Número de Registro: PE03190619/017

Campus: Sapucaia do Sul

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Compreender a gestão democrática como espaço de participação, construção da autonomia, descentralização do poder e exercício de cidadania não é apenas um princípio, mas um objetivo que deve ser buscado na educação e na sociedade. O papel dos Institutos Federais é garantir ações que visem incorporar setores sociais que historicamente foram alijados dos processos de desenvolvimento do Brasil, o que legitima e justifica a importância de sua natureza pública e afirma uma educação profissional e tecnológica como instrumento na construção e resgate da transformação social com gestão democrática segundo a legislação. A pergunta que orientou a pesquisa foi “Como se apresenta a gestão democrática e quais os mecanismos da gestão democrática utilizados pelo IFSUL e seus campus? A metodologia se caracterizou como qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de análise documental e mapeamento dos processos de gestão desenvolvidos na reitoria e em nove campus do IFSUL. Usamos uma planilha virtual, inserindo ações de ensino, pesquisa e extensão, PPI, PDI, Grêmio Estudantil, Núcleos, Conselhos, eleição dos dirigentes e analisamos os princípios como autonomia, descentralização, participação ampla de 2016 até 2020. Como resultados constatamos que houve o processo de interiorização da EPT em todas as regiões do país, visando ofertar formação profissional articulada ao desenvolvimento regional. No IFSUL: há acesso e socialização do conhecimento através de projetos de ensino, pesquisa, extensão, do ensino médio a pós-graduação. Destaca-se que a maioria dos campus apresentam mecanismos e princípios da gestão democrática que propiciam a participação dos discentes (através do Grêmio Estudantil, do Conselho de Classe Participativo, Núcleos), docentes e de servidores (através do Conselho do Campus e Reunião de Docentes e Servidores), assim como a própria eleição dos dirigentes e representações (Eleição do Diretor, Eleição dos Coordenadores, Eleição do Grêmio Estudantil) é realizada de forma participativa.

Palavras-chave

Educação;Gestão democrática;Institutos Federais

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