Edição: XIII JIC - 2020
ID: 1330
Participantes:
Número de Registro: PE03190619/017
Campus: Sapucaia do Sul
Nível: Ensino Médio
Área: Ciências Humanas
Temática: Multidisciplinar
Compreender a gestão democrática como espaço de participação, construção da autonomia, descentralização do poder e exercício de cidadania não é apenas um princípio, mas um objetivo que deve ser buscado na educação e na sociedade. O papel dos Institutos Federais é garantir ações que visem incorporar setores sociais que historicamente foram alijados dos processos de desenvolvimento do Brasil, o que legitima e justifica a importância de sua natureza pública e afirma uma educação profissional e tecnológica como instrumento na construção e resgate da transformação social com gestão democrática segundo a legislação. A pergunta que orientou a pesquisa foi “Como se apresenta a gestão democrática e quais os mecanismos da gestão democrática utilizados pelo IFSUL e seus campus? A metodologia se caracterizou como qualitativa e a coleta de dados foi realizada através de análise documental e mapeamento dos processos de gestão desenvolvidos na reitoria e em nove campus do IFSUL. Usamos uma planilha virtual, inserindo ações de ensino, pesquisa e extensão, PPI, PDI, Grêmio Estudantil, Núcleos, Conselhos, eleição dos dirigentes e analisamos os princípios como autonomia, descentralização, participação ampla de 2016 até 2020. Como resultados constatamos que houve o processo de interiorização da EPT em todas as regiões do país, visando ofertar formação profissional articulada ao desenvolvimento regional. No IFSUL: há acesso e socialização do conhecimento através de projetos de ensino, pesquisa, extensão, do ensino médio a pós-graduação. Destaca-se que a maioria dos campus apresentam mecanismos e princípios da gestão democrática que propiciam a participação dos discentes (através do Grêmio Estudantil, do Conselho de Classe Participativo, Núcleos), docentes e de servidores (através do Conselho do Campus e Reunião de Docentes e Servidores), assim como a própria eleição dos dirigentes e representações (Eleição do Diretor, Eleição dos Coordenadores, Eleição do Grêmio Estudantil) é realizada de forma participativa.
Educação;Gestão democrática;Institutos Federais
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