PRODUTOS EDUCACIONAIS SOBRE ELETROMAGNETISMO – UM ESTUDO FEITO EM TRÊS UNIVERSIDADES GAÚCHAS


Edição: XIII JIC - 2020

ID: 1329

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Deiviti Gustavo Moreira de Candia | deiviti.gmc@gmail.com
  • [BOLSISTA] - Carlos Henrique Pagel | carlos.pagel@hotmail.com
  • [ORIENTADOR] - Marcos André Betemps Vaz da Silva | marcos.betemps@gmail.com

Número de Registro: PE03190619/080

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Exatas e da Terra

Temática: Multidisciplinar


Resumo

Os Mestrados Profissionais (MP) na área do ensino de ciências constituem um excelente espaço para o desenvolvimento e validação de Produtos Educacionais (PE), que são disponibilizados para que professores da Educação Básica possam utilizar como ferramenta para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, este projeto teve a intenção de analisar PE quanto a sua aplicabilidade em espaços formais e não formais de ensino. O projeto iniciou em janeiro de 2020 e tinha como foco analisar, selecionar e aplicar PE em sala de aula, como forma de espaço de reflexão do estudante de licenciatura, com a possibilidade de desenvolver um redesign dos PE. Com o início da suspensão das atividades de ensino no IFSul (COVID-19), foi necessário alterar a proposta e passamos a investigar a aplicabilidade e as áreas de desenvolvimento dos PE. Mais especificamente, tratando-se da área de Ensino Física, estudos apontamque nos conceitos sobre eletromagnetismo os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizado. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou investigar os PE da área de Ensino de Ciências e Matemática que trataram de eletromagnetismo como temática principal e apresentam a característica de serem utilizados, com adaptações ou não, em ambientes de sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa em três programas de pós-graduação que ofertam/ofertavam o curso de Mestrado Profissional. As universidades analisadas foram: UFRGS, UFN e URI. Ao realizar esta análise identificamos inicialmente que dos 111 trabalhos defendidos na UFRGS, apenas 23 apresentavam a característica aplicabilidade e destes, apenas 2 trabalhosabordam eletromagnetismo. Considerando a UFN verificamos também apenas 1 trabalho em 56 e na URI 1 em 35. Portanto, consideramos que seria interessante um investimento maior no desenvolvimento de trabalhos na área do eletromagnetismo em função das dificuldades de ensino e aprendizagem nesta área e dos poucos trabalhos desenvolvidos.

Palavras-chave

Mestrados Profissionais;Produtos Educacionais;Eletromagnetismo

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