REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS): UM RECORTE DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS ENTRE 2000 E 2019.


Edição: XIII JIC - 2020

ID: 1327

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Thalles Pinto de Souza | thallespsouza@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Maykon Gonçalves Müller | maykon.ifsul@gmail.com
  • [BOLSISTA] - Alex Antunes Mendes | alexantunesmendes@hotmail.com

Número de Registro: PE03190619/060

Campus: Pelotas

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

A denominada Revolução Científica, iniciada no século XVI, foi marcada por grandes desenvolvimentos associados aos notáveis cientistas daquela época. Todavia, importantes acontecimentos históricos dos últimos séculos, associados à Ciência, que reverberam até hoje em nossa sociedade, contribuíram para o surgimento de crenças equivocadas sobre a Ciência. Os constantes avanços tecnológicos e científicos tem sido cada vez mais discutidos no sentido de apontar o caráter provisório das teorias científicas, a fim de evidenciar suas implicações/relações para com a sociedade. Nesse cenário, o movimento CTS passa a ser considerado no âmbito acadêmico/escolar, especialmente ao se observar a necessidade de alfabetizar cientificamente os cidadãos, promovendo a capacidade de tomada de decisões pautadas pela criticidade e pela reflexão, buscando uma participação mais ativa destes na sociedade. Considerando essa importância, o presente trabalho buscou identificar categorias emergentes a partir dos trabalhos publicados em periódicos das áreas do Ensino de Ciências/Química, em relação ao enfoque CTS. Para isso, buscou-se artigos dos últimos 20 anos nas plataformas Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e SCIELO, com “CTS/CTSA” e “Ensino de Química” como palavras-chave. Foram encontrados 30 artigos enquadrados em cinco categorias emergentes. Duas sinalizaram uma maior atenção: “Formação de professores” e “Abordagem CTS em questões de Química do ENEM”. A primeira trata da formação inicial e continuada, sendo que a escassez de trabalhos nessa última pode sinalizar a ausência de espaços formativos continuados que possibilitem o desenvolvimento de trabalhos e discussões, junto aos docentes já atuantes no Educação Básica. As pesquisas pertinentes às questões do ENEM apontam que, embora haja tentativas da inserção do enfoque CTS nas questões de Química, estas ainda não são evidenciadas em sua totalidade, o que pode continuar perpetuando o ensino demasiadamente técnico e conteudista da Química, visto que são mais cobrados no vestibular.

Palavras-chave

Enfoque CTS;Ensino de Química;Revisão bibliográfica

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