A evasão escolar - causas e desafios: um estudo no IFSul-Câmpus Pelotas Visconde da Graça


Edição: XIII JIC - 2020

ID: 1318

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Renata Knorr Ungaretti Fernandes | renataungarettiambiental@outlook.com
  • [VOLUNTARIO] - Andréia Orsato | andreiaorsato@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Myriam Siqueira da Cunha | mscpel@gmail.com
  • [VOLUNTARIO] - Vinicius Pereira de Oliveira | viniciuspoliveira2@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Rafael Peter de Lima | rafaelpeterlima@gmail.com

Número de Registro: PE03190619/084

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Multidisciplinar


Resumo

A evasão é um tema crítico e merece atenção, uma vez que se reconhece como um desafio presente na educação, sobretudo na esfera pública, em seus diferentes níveis e modalidades. Tal questão tem instigado estudiosos e profissionais da área a buscar compreender, por meio de pesquisas acadêmicas, os diferentes fatores que, isolados ou em conjunto, levam estudantes ao abandono dos estudos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno da evasão nas turmas de ensino médio técnico integrado do câmpus Pelotas - Visconde da Graça, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul/CaVG), no período compreendido entre 2015 e 2018. Metodologicamente, utilizou-se de abordagem quali-quantitativa, tendo como fontes de informação os dados quantitativos disponíveis no sistema de registro acadêmico da instituição e entrevistas para que se possa compreender as causas da evasão. Até o momento, verificou-se lacunas de informações sobre os estudantes, o que se coloca como barreira para efetivo enfrentamento da questão. Apesar disso, por meio dos dados quantitativos coletados, constatou-se, que o câmpus teve percentual significativo de evasão, especialmente, nos cursos de meio ambiente e vestuário; sendo maior nos anos de 2015 e de 2016; nos primeiros anos dos cursos; entre não-brancos; moradores de Pelotas; da zona urbana; não beneficiários de auxílio moradia na modalidade alojamento; sem diferença significativa de gênero; oriundos da escola pública, com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa, autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) ou indígenas. Frente a esses dados, na continuação da pesquisa pretende-se dar voz aos que são atingidos diretamente pelo fenômeno da evasão, tomando como principal referencial de análise o ponto de vista dos alunos com o intuito de contribuir efetivamente para a elucidação e busca de soluções para o problema.

Palavras-chave

Instituto Federal Sul-rio-grandense;Ensino médio técnico integrado;Evasão

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