Edição: XIII JIC - 2020
ID: 1276
Participantes:
Número de Registro: PE03190619/019
Campus: Pelotas
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Humanas
Temática: Multidisciplinar
A mídia, especialmente a televisiva, tem possibilitado investimentos na educação a partir do acionamento de determinados discursos relacionados ao uso de informática na escola. Assim, neste estudo, objetivou-se problematizar o modo como atuam e que efeitos produzem as discursividades sobre informática educacional que perpassam os episódios da série televisiva Informática e Educação, produzida e veiculada pela TV Escola. Para atender a esse objetivo foram examinados dois vídeos produzidos e veiculados pela TV Escola, componentes da série Informática e Educação, que acionam discursividades sobre Informática e Educação. Os vídeos componentes da série, denominados Era do conhecimento e Era da informação, foram divulgados pela primeira vez em 2011 e se encontram disponíveis no YouTube. Eles foram transcritos para possibilitar o exame minuciosos de algumas das suas mais importantes enunciações em um exercício de hipercrítica. O procedimento investigativo tornou possível desencadear uma reflexão sobre os modos como funciona uma vontade de pedagogia alinhada a discursividades sobre a presença da informática na educação. Discursividades essas que contribuem para captura de docentes brasileiros/as para práticas alinhadas a determinadas “verdades” educacionais. Além disso, a análise ajudou a apontar, em uma discussão que se encontra em fase inicial de elaboração, a complexidade implicada em algumas tentativas de atualizar a escola a partir dos recursos telemáticos.
Informática educacional;Serie televisiva;Discursos educacionais
Clique aqui para abrir o banner.
Caso o vídeo não abra, clique aqui.
R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560
R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000
+55 53 30266091
jic@ifsul.edu.br