P.H.A.R.A.O. - CONSTRUCTION - SOFTWARE


Edição: XIII JIC - 2020

ID: 1273

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Gustavo dos Santos Machado | gustavomachado49@acad.ifsul.edu.br
  • [ORIENTADOR] - Carlos Arthur Carvalho Sarmanho Junior | carlossarmanho@charqueadas.ifsul.edu.br
  • [BOLSISTA] - Pedro Garcia Avila | pedroavila57@acad.ifsul.edu.br

Número de Registro: PE03190619/086

Campus: Charqueadas

Nível: Ensino Superior

Área: Engenharias

Temática: Multidisciplinar


Resumo

O projeto P.H.A.R.A.O. propõe a elaboração de um protótipo de Veículo Automaticamente Guiado (AGV), na etapa chamada de Construction, se pretende validar sistema existentes nesta classe de veículo. Assim este estudo propõem a simulação de seu comportamento através de uma bancada de testes. Para desenvolver uma bancada com funcionalidades de um AGV, é necessário segmentar o projeto em eletrônica e software. Este estudo foca no desenvolvimento e teste de software. Partindo da afirmativa que hoje existe uma bancada de testes funcional este trabalho tem como objetivo propor, apresentar e testar algoritmos em linguagem “C”, capazes de realizar controle da bancada, acionando e controlando motores elétricos e painel de Interface Homem-Máquina (IHM). O método de estudo inicialmente aplicado foi a realização de pesquisas bibliográficas. Após se aplicou o método experimental, baseado em demanda/solução, onde as demandas advêm das necessidades de ação e as soluções derivam do “Brainstorm”, seguido por elaboração de algoritmos, programados na IDE Arduino. As soluções desenvolvidas foram testadas experimentalmente, no microcontrolador ATmega 2560 embarcado no circuito eletroeletrônico da bancada de testes. Com o código gravado no microcontrolador se realizou testes de acionamento dos sistemas de acordo com os comandos do usuário, ou ações com botões ou seleção, através do teclado da IHM, cada ação executada corresponde a um conjunto de código no algoritmo. O programa possui rotinas destinadas ao acionamento dos motores e seu controle de posição, outras ações como a interação com usuário e eventos de alerta possuem codificação dedicada. Os códigos desenvolvidos até o momento permitem a reutilização, uma vez que, realizam poucas ações em conjunto ao microcontrolador. No estudo verificou-se que a utilização de bibliotecas como ‘Keypad.h’ e ‘LiquidCrystal.h’ agilizam o desenvolvimento do código simplificam o uso de dispositivos externos, como teclado matricial e LCD, provendo maior interatividade com o usuário.

Palavras-chave

AGV;P.H.A.R.A.O.;Software

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