UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS LEIS DO PENSAMENTO


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1214

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Giovana de Sousa Much | giovanadesousa2001@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Evandro Carlos Godoy | evandrogodoy@sapucaia.ifsul.edu.br

Número de Registro: PD00180818/020

Campus: Sapucaia do Sul

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Educação


Resumo

É tradicional a afirmação de que a lógica trata das leis do pensamento correto. Kant, filósofo do século XVIII, por exemplo, afirma que esta disciplina trata das regras necessária para o pensamento em geral; ele parece estar dizendo com isto, que a lógica estuda aquelas regras tão básicas e fundamentais, que sem elas o pensamento correto não pode acontecer. Outra tese proposta pelo mesmo autor, mas que é completamente original acerca da lógica, é a de que estas regras abstraem completamente do conteúdo dos raciocínios e dizem respeito apenas a sua forma. Desde então encontra-se nos manuais que à lógica compete tratar centralmente das noções de “consequência lógica”, “forma lógica” e “validade”; noções que têm sua explicação naquilo que faz com que verdades (as premissas) possam ser relacionadas de modo a justificar outra verdade (a conclusão do raciocínio). Surge assim o objeto de nossa pesquisa, que consiste em compreender quais são as leis lógicas e os elementos a partir dos quais elas se efetivam. Como este objeto de estudo é muito amplo, inicialmente a pesquisa restringiu-se ao que Kant pode ter considerado como tal. Uma vez que, no Prefácio da sua obra magna, a Crítica da Razão Pura, este autor afirma que desde Aristóteles a lógica estava pronta e acabada (BVIII), nossa busca orientou-se pela análise de textos e autores anteriores ao século XX, quando a teoria dos silogismos, apresentada por Aristóteles já na Antiguidade, era a expressão maior dos estudos sobre a validade e a forma lógica. Como resultado, ainda parcial, porque continuamos investigando, foi possível identificar que o estudo da validade e da forma lógica dos silogismos fundamenta-se na estruturação de conceitos (termos ou ideias) como superiores ou inferiores por meio da predicação, classificando-os na hierarquia de gênero/espécie/indivíduo.

Palavras-chave

consequência lógica;forma lógica;validade

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br