O conceito de sustentabilidade na educação profissional e tecnológica: O que é, como abordar e como compartilhar.


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1213

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Frederico Dill | fredericodill53@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Patricia Calixto | patriciacalixto@charqueadas.ifsul.edu.br

Número de Registro: PE03190619/027

Campus: Charqueadas

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Humanas

Temática: Educação


Resumo

Pensar em alternativas de bem-viver que respectivamente aumente os níveis de felicidade das pessoas em todo mundo, é um grande desafio do mundo atual. No entanto, a pesquisa que é trabalhada com estudantes do ensino médio integrado se baseia em uma pergunta: O que pensam os estudantes secundaristas sobre sustentabilidade e felicidade pública? Temos conhecimento que alguns professores desconhecem o real conceito de sustentabilidade e tudo que faz parte deste complexo. Por consequência, esses profissionais não conseguem desenvolver esse assunto na sala de aula. A falta de desenvolvimento na sala de aula gera um fragmento na visão dos estudantes sobre a sustentabilidade e educação ambiental. Contudo, o nosso objetivo com esse projeto é compreender como os estudantes da educação profissional e tecnológica pensam e agem em relação a sustentabilidade e a felicidade pública. Todavia, usamos como metodologia, por ora, uma espécie bibliográfica. isto é: realizar leituras para que possamos entender esse conceito e o complexo que está inserido, além disto também estudar como o tema é abordado dentro de sala de aula e maneiras pedagógicas que são usadas. Nossas metas para o final da realização deste projeto é construir um artigo referente a essa temática e desenvolver uma sequência didática para gerar informação e ideias para o tema ser desenvolvido em sala de aula. Portanto, para resolver a problemática desse fragmento sobre o conceito de sustentabilidade e felicidade pública, propomos uma realização dessa sequência didática pedagógica e realização de um artigo. Assim o assunto terá mais facilidade de ser discutido em sala de aula e trabalhará o real conceito do tema, desatando os alunos deste fragmento educacional em relação à sustentabilidade. Para conscientizar os alunos, precisamos primeiro conscientizar os professores.

Palavras-chave

sustentabilidade ;educação;alunos

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br