Problematizando discursos educacionais no cinema documental brasileiro


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1181

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Eduarda Ribeiro Rosa | edooarda@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Angela Dillmann Nunes Bicca | angela.bicca@hotmail.com

Número de Registro: PE06180818/069

Campus: Pelotas

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Educação


Resumo

A partir dos Estudos Culturais de inspiração pós-estruturalista articulados ao campo da Educação o trabalho visa problematizar os discursos educacionais acionados no filme documental brasileiro denominado Quando sinto que já sei (2014). Para cumprir tal objetivo o filme foi tomado como artefato cultural que não apenas descreve as instituições escolares e os indivíduos que a habitam mas, isto sim, como espaços de articulação de poderes e saberes em que se produzem formas de pedagogias que constituem o que somos. O procedimento metodológico consistiu na análise de recorte de falas de docentes e de alunos/as entrevistados no filme em que são acionados discursos educacionais contemporâneos. Compreende-se, a partir da perspectiva teórico-metodológica em que o estudo se inscreve, que os discursos produzem efeitos, eles não se constituem como simples recursos para descrever algo. São, isto sim, práticas que produzem aquilo de que falam. O exame do filme mostrou que há elementos discursivos relativos à interdição das práticas centradas nos modos tradicionais de educação escolar, ajudando a produzir uma oposição entre as práticas escolares centradas na repetição e memorização e aquelas que visam a ação autônoma dos/as alunos/as produzida por professores/as que fazem a mediação dos processos de ensino-aprendizagem. Com essa estratégia discursiva são criadas condições para discursividades que tem repercutido desde o movimento da Escola Nova se atualizem, reverberando em vertentes pedagógicas tais como a pedagogia crítica e o construtivismo. Vertentes pedagógicas essas que não prescindem de ações sutis de poder na produção de indivíduos autônomos.

Palavras-chave

Educação;Discursos Educacionais;Filme Documental

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br