A Autoavaliação como Instrumento de Aprimoramento das Práticas Pedagógicas


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1174

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Jonathan Moreira Botelho | jonathan-botelho@hotmail.com
  • [ORIENTADOR] - Rosangela Silveira Rodrigues | rosangela.rsrodrigues@gmail.com

Número de Registro: PE 06180818/135

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Agrárias

Temática: Educação


Resumo

A autoavaliação dos cursos superiores permite, por meio do ponto de vista crítico do aluno, o acesso ao mercado de trabalho. O estudante busca o aprimoramento do aprendizado através das relações entre instituição e a sociedade permitindo que a formação atenda ao perfil profissional proposto. O objetivo do trabalho foi verificar se as atividades de aprendizagem no CST em Agroindústria do câmpus Pelotas Visconde da Graça atendem às expectativas dos discentes e com relação às necessidades do mercado de trabalho. A auto avaliação do curso, posteriormente apresentada aos docentes, foi realizada ao final do último semestre mediante aplicação de questionário em relação à diferentes aspectos entre os quais a oferta de aulas práticas que abrangem o processo industrial. O questionário não solicita a identificação do aluno e oferece três opções de resposta para a oferta de aulas práticas: "suficiente, "insuficiente e "parcialmente suficiente". Os resultados mostraram que a oferta de aulas práticas no curso foi "parcialmente suficiente" na opinião de 67% dos egressos no período de 2017/02 e 17% no período de 2018/1. Os alunos que consideraram "suficiente" a oferta de aulas práticas foi de apenas 22% no ano de 2017 enquanto que no ano de 2018 foi de 67%. O percentual de alunos que considerou como "suficiente" a oferta de aulas práticas no curso aumentou do ano de 2017 para 2018 o que significa que o processo de autoavaliação teve um efeito de aumento na oferta por parte dos docentes, e que as aulas práticas ofertadas abrangem de forma mais eficaz os processos industriais. Assim, percebe-se a necessidade da consolidação do conhecimento abordado em sala de aula por meio de aulas práticas, permitindo que o aluno relacione a necessidade da teoria e sua aplicação prática, com os processos e equipamentos utilizados pela indústria.

Palavras-chave

Agroindústria;Questionário;Aulas práticas

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br