Edição: XII JIC - 2019
ID: 1166
Participantes:
Número de Registro: 05180818/033
Campus: Visconde da Graça
Nível: Ensino Superior
Área: Ciências Biológicas
Temática: Educação
As áreas verdes existentes no entorno de instituições de ensino e pesquisa, podem ter seu uso potencializado para além de área de lazer e recreação, podendo-se utilizar da vegetação existente para aulas práticas e em projetos de pesquisa. Como recurso educacional, para o uso dessa flora, é importante que haja a identificação física das espécies com placas. Dessa forma, com esse trabalho teve-se por objetivos: o levantamento, mapeamento, registro e identificação física das plantas; coleta de material vegetal para ampliação do herbário já confeccionado nas fases anteriores do projeto; recomendação e implantação das espécies identificadas com baixo número de indivíduos. As plantas foram identificadas com placa de Material de Alumínio Composto (ACM), contendo as seguintes informações: grupo, família, espécie e nome comum. Nesta fase do projeto, 100 indivíduos, classificados em 40 espécies, sendo três do Grupo das Gimnospermas e 37 do grupo das Angiospermas foram identificados com placas. Por fim, foram plantadas 41 mudas das espécies que apresentaram o menor número de exemplares. Conclui-se, portanto, que a expansão do mapeamento, registro e identificação física da flora, podem auxiliar as atividades ensino-pedagógicas pois, percebe-se que, muitos estudantes e professores do Câmpus têm utilizado destes recursos para diversas atividades que envolvem o ensino de Botânica.
educação ambiental;levantamento florístico;vegetação nativa
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