Uso do Arduino como ferramenta para o Ensino de Física


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1162

Participantes:

  • [VOLUNTARIO] - Vitória Mesquita Rodrigues | vihmr.jogia@gmail.com
  • [BOLSISTA] - Victor Mariel Pires Santos | victormariel759@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Anelise Ramires Meneses | anemeneses@gmail.com

Número de Registro: PE06180818/086

Campus: Bagé

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Exatas e da Terra

Temática: Tecnologias para o Ensino


Resumo

Um dos grandes desafios no Ensino de Física na atualidade é competir com as atrações do mundo digital. Educadores constantemente revitalizam a forma de abordar os fenômenos físicos buscando diariamente estimular a reflexão e a compreensão do universo que nos cerca. Sendo assim, a busca hoje é aliar tecnologia e prática no ensino/aprendizagem de física. Uma das áreas da física que causa enorme dificuldade e, por vezes, desistência dos alunos é a eletricidade básica presente em circuitos. Entretanto, a inserção das plataformas tradicionais de montagem de circuito, as protoboards, traz significativa melhora no interesse dos estudantes. Mas, ainda assim, a aula permanece pautada na execução de um roteiro que não inova e não aproxima o educando da sua realidade tecnológica. Como alternativa, utilizamos a ferramenta de baixo custo e que permite essa inserção de programação no vasto universo da Física, o Arduino. A plataforma Arduino possui uma interface eletrônica programável com entradas e saídas digitais e analógicas, permitindo conexão com o computador via porta USB. A linguagem de programação utilizada é semelhante à conhecida linguagem C++ utilizada nos cursos de Informática do Câmpus Bagé, tornando o trabalho bastante integrador e em sua plataforma é possível montar diferentes tipos de circuitos e componentes eletrônicos, que são abordados pela Física e o consequente entendimento de diferentes fenômenos e grandezas. Este trabalho buscou despertar o interesse dos estudantes nos estudos de conteúdos da eletricidade através da prática e autonomia frente à montagem de diferentes estruturas, com a utilização de diferentes componentes e seu respectivo controle através da programação. O projeto permitiu aos envolvidos o aprendizado de física através da linguagem do Arduino. O próximo passo do projeto prevê a elaboração de estruturas móveis, cujos movimentos sejam coordenados pela programação elaborada em Arduino.

Palavras-chave

física;arduino;ensino

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