DESENVOLVIMENTO DE CHASSI PARA UM PROTÓTIPO DE VEÍCULO A COMBUSTÃO COM VISTAS À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1152

Participantes:

  • [VOLUNTARIO] - Cristian João Turra | cristianturra23@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Juliano Poleze | juliano.poleze@passofundo.ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06180818/141

Campus: Passo Fundo

Nível: Ensino Superior

Área: Engenharias

Temática: Engenharias


Resumo

Tendo em vista o impacto ambiental e financeiro dos combustíveis fósseis, é crescente a necessidade de otimizar seu uso, desenvolvendo veículos que consumam menos combustível por quilômetro rodado. O projeto de implementação de um protótipo de veículo a combustão com vistas à eficiência energética busca promover o desenvolvimento e o aprimoramento de tecnologias relacionadas aos veículos automotores buscando aperfeiçoar o consumo de um protótipo que tem capacidade para uma pessoa e se locomove sobre três rodas. Para realizar tal função, é necessário um chassi que proporcione uma boa aerodinâmica e forneça segurança ao piloto, além de acomodar todos os componentes do veículo, tais como motor, sistema de direção, freios e a instalação elétrica. O peso do protótipo também é um fator relevante no resultado final de consumo de combustível e, para contornar tal problema, utilizou-se tubos de perfil quadrado de alumínio da liga 6063 T5, que é uma liga conhecida por sua leveza e boa resistência. Ao longo desse desenvolvimento, foi necessária uma aprofundada pesquisa bibliográfica referente ao assunto e muitas horas de trabalho em softwares de projeção 3D que auxiliam no projeto e simulação das peças, podendo prever falhas e aperfeiçoar dimensões e, por fim, aplicação prática dos conhecimentos, realizando o corte e confecção de todas as peças que compõem o chassi, sua devida montagem e soldagem por meio de aparelho TIG, que é a maneira mais indicada de realizar essa união. O protótipo foi concluído e testado, porém, devido à falta de instrumentos específicos para medição do consumo, não foi possível aferir a média do veículo com precisão, estima-se que seja superior a 100 Km/l, produzindo resultados muito superiores que um carro de rua.

Palavras-chave

Eficiência Energética;Chassi;Protótipo

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