O USO DA AUTOMAÇÃO DIGITAL PARA AGILIZAR PROCESSOS E SUPRIMIR ERROS NA EXECUÇÃO DE ROTINAS


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1139

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Daiano Henrique Giehl | daiano@daianohenrique.com
  • [ORIENTADOR] - Geovane Griesang | geovanegriesang@ifsul.edu.br

Número de Registro: PE06180818/089

Campus: Venâncio Aires

Nível: Ensino Médio

Área: Ciências Exatas e da Terra

Temática: Tecnologias da Informação


Resumo

O IFSul Campus Venâncio Aires realiza anualmente a Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (MOVACI) e, após a realização da mesma, os trabalhos apresentados na mostra vão para a biblioteca digital de artigos do mesmo campus, a IFPublica. Porém, o processo de levar os dados dos trabalhos apresentados na MOVACI para a biblioteca digital era feito de forma manual por uma pessoa, gerando, na maioria das vezes, erros e inconsistências no registro dos trabalhos. Para suprimir esse problema, pensou-se construir um integrador entre a plataforma de registros de trabalhos utilizado pela MOVACI com a biblioteca digital do campus, a fim de evitar falhas e agilizar o processo de disponibilizar de forma pública o conteúdo dos trabalhos apresentados para as pessoas interessadas. Para pôr em ação essa ideia, após estudos quanto ao melhor método a ser empregado, determinou-se que o mais adequado seria construir um webservice (metodologia utilizada para integrar sistemas independentes de forma a permitir uma comunicação fácil entre os mesmos), deixando-o operando ao lado do IFPublica. E para que a plataforma utilizada pela MOVACI pudesse se comunicar com o webservice, fez-se necessário a implementação de um software cliente junto a ela que possibilita essa comunicação. Os resultados alcançados nessa etapa do projeto foram de extrema importância para a resolução do problema de pesquisa, conseguiu-se até o presente momento: definir o método mais adequando perante a situação, o desenvolvimento do webservice e do software cliente estão em estágio avançado de desenvolvimento, faltando apenas corrigir alguns erros, implementar novas ideias que surgiram no decorrer do projeto e realizar testes. Pretende-se ainda possibilitar que outras feiras de ciências e mostras utilizem o webservice desenvolvido para que também disponibilizem seus materiais publicamente no IFPublica.

Palavras-chave

Sistemas da informação;Automação;Integração

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br