Posturas Epistemológicas em Livros Didáticos: um recorte da revisão bibliográfica de artigos da área do Ensino de Ciências publicados entre 1999 e 2018


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1124

Participantes:

  • [BOLSISTA] - Alex Antunes Mendes | alexantunesmendes@hotmail.com
  • [ORIENTADOR] - Maykon Gonçalves Müller | maykon.ifsul@gmail.com

Número de Registro: PE06180818/107

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Educação


Resumo

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é um dos mais antigos programas destinados à avaliação e distribuição desses recursos na Educação Básica (BRASIL, 2019). Nos últimos anos, o PNLD tem demonstrado uma preocupação com os aspectos relacionados à Filosofia da Ciência (FC), considerando, entre outras perspectivas, a natureza e progresso do conhecimento científico. Compreendendo, então, a importância do LD como um dos recursos mais utilizados por professores e estudantes, bem como da incorporação da FC nos mesmos, este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da revisão bibliográfica que analisou as publicações sobre a FC, nos principais periódicos nacionais da área do Ensino de Ciências. Realizou-se, inicialmente, uma consulta em periódicos com extrato A1, A2 e B1, na área do Ensino de Ciências Biológicas, Física e Química, entre os anos de 1999 e 2018. Para análise dos artigos selecionados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa análise, surgiram quatro categorias. Nesse trabalho, apresentamos os resultados referentes à categoria “Posturas epistemológicas em LD”. Foram encontrados cinco artigos que apresentam posturas empiristas e indutivistas; três artigos que apresentam posturas positivistas; dois artigos que apresentam posturas racionalistas; três que abordam as interpretações epistemológicas; e um que aponta a concepção de modelos em livros didáticos. Os artigos analisados sugerem que os LD ainda se encontram alinhados à uma concepção clássica da Ciência, a qual se espera superar. Compreendendo a importância dos LD no ensino, destaca-se a importância de estudos sobre a FC, a fim de fornecer subsídios para a avaliação e escolha dos mesmos por parte dos professores.

Palavras-chave

Livros Didáticos;Filosofia da Ciência;PNLD 2018

Banner

Clique aqui para abrir o banner.

Vídeo/Pitch

Caso o vídeo não abra, clique aqui.

Realização

Apoio e Sistema

PROPESP - Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

R. Gonçalves Chaves, 3218 - Centro
Pelotas-RS/Brasil - CEP 96015-560

R. General Balbão, 81 - Centro
Charqueadas-RS/Brasil - CEP 96745-000

+55 53 30266091

jic@ifsul.edu.br