O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO E DA OBSERVAÇÃO NA CIÊNCIA: UM ESTUDO ACERCA DAS PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IFSUL


Edição: XII JIC - 2019

ID: 1122

Participantes:

  • [VOLUNTARIO] - Thalles Pinto de Souza | thallespsouza@gmail.com
  • [ORIENTADOR] - Maykon Gonçalves Müller | maykon.ifsul@gmail.com

Número de Registro: PE06180818/107

Campus: Visconde da Graça

Nível: Ensino Superior

Área: Ciências Humanas

Temática: Educação


Resumo

Sabe-se que o Ensino Básico enfrenta diversas dificuldades, como o ingresso e permanência de estudantes no Ensino Médio, a falta de professores, além de problemas relacionados à formação e valorização da profissão docente. Ao considerar este panorama, torna-se necessário intervenções que contribuam para a melhoria em todos os aspectos que envolvam a educação em nosso país. O ensino de Ciências também se depara com algumas dificuldades, sob tudo na formação de professores. O domínio sobre a Epistemologia e a Filosofia da Ciência devem incorporar a prática pedagógica, para que esta possua um viés contemporâneo, que compreende os processos científicos como desenvolvimentos humanos e em permanente construção. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições da disciplina de História e Filosofia da Ciência (HFC) na formação inicial de professores de Química, do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graça. Para isso, foi aplicado um questionário online com perguntas acerca das concepções da HFC, antes e após a disciplina. Nove discentes responderam ao questionário. Para este estudo, o qual é um recorte de uma pesquisa mais ampla, analisamos, interpretativamente, os dados de uma das perguntas, a saber: “Em sua opinião, qual o papel da observação e da experimentação na construção de teorias científicas? Justifique.” Como resultado, observamos que a maioria dos alunos possuía uma visão positivista da Ciência antes da disciplina (n=7). Alguns mantiveram essa visão (n=5), outros evoluíram para uma concepção contemporânea ao final da unidade curricular (n=2). Desta forma, consideramos importante a inserção destes temas de forma explícita na formação inicial de professores, a fim de apropriá-los do conhecimento histórico e filosófico da Ciência, o que impactará em sua prática pedagógica na formação cidadã dos estudantes.

Palavras-chave

Filosofia da Ciência;Formação inicial de professores;Ensino de Ciências

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